O que é um amigo?

O que é um amigo? Eu te direi. É uma pessoa com a qual te atreves tu a ser tu mesmo. Tua alma pode estar desnuda em tua presença. Não te pede que te vistas de nada, senão que sejas como és. Não pretende que sejas melhor do que és. Quando tu estás com ele, te sentes como acusado que foi declarado inocente. Não tens que manter-te em guarda. Podes dizer-lhe tudo o que pensas, sempre que seja genuinamente teu. Ele compreende estas contradições naturais em ti, que a outros servem de pé para julgar-te.

Com ele podes respirar livremente. Podes reconhecer tuas pequenas invejas e vaidades, teus ódios e chispas de maldade, teus abusos e mesquinharias, e, abrindo-os à ele, se perdem e se dissolvem no oceano branco de sua lealdade. Ele compreende. Não é preciso que andes com cuidado. E podes abusá-lo, descuidá-lo, tolerá-lo, ou inclusive não fazer nada, que nada importa. Porque ele gosta de ti. É como o fogo que limpa até a medula, porque compreende. Ele compreende. Podes rir com ele, chorar com ele, rezar com ele. Pode através de tudo, e na base de tudo... ele te olha, te entende, te ama. Um amigo? O que é um amigo? Simplesmente repito, alguém com quem te atreves tu a ser tu.

C. Raymond Beres

Uma da mais lindas definições do que é ser amigo.

FELIZ DIA DO AMIGO!!

Me francesa
Enviado por Me francesa em 17/07/2009
Reeditado em 18/07/2009
Código do texto: T1704960
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.