Sacrifícios

Enquanto viajo no metrô, escrevo que: sempre achei que o que eu fazia pelos outros era o suficiente, ou até mais, para dizer que me sacrificava... Mas na verdade nunca foi um sacrifício, pelo menos do meu ponto de vista, e sim um prazer. Um enorme prazer em fazer algo pelas pessoas e me sentir bem com isso.

O grande problema era quando as pessoas diziam se sacrificar por mim para depois jogar isso de alguma forma na minha cara, ou exigindo que eu fizesse exatamante o mesmo, ou implorando que eu me "sacrificasse" de algum jeito também.

Quando a gente gosta de uma pessoa não temos que nos ferir, nos prejudicar, ou nos matar para agradá-la. Não somos obrigados a isso. Devemos fazer aquilo que temos vontade e, nunca, em hipótese alguma, cobrar nada em troca.

Mentalmente eu cobro muitas coisas que faço pelos outros. Mas só mentalmente, pois é normal que o ser humano queira no mínimo um reconhecimento, um mérito, por aquilo que fez. E eu não sou diferente, porém me policio o tempo todo para que isso não ocorra.

Atualmente estou lidando bem com isso. Sei perceber que é natural que as coisas aconteçam no seu devido tempo a ponto de hoje eu fazer de tudo por alguém e amanhã esse alguém fazer de tudo e mais um pouco por mim também...

Aprendi a me doar mais. Antes eu me poupava, me economizava, me prendia... Agora eu me entrego, mas com a segurança de uma cordinha que irá me puxar sempre que eu perceber que essa entrega não for resultar em algo bom e proveitoso... Não é sempre que as pessoas me merecem!

A incrível capacidade que eu tenho de me apegar e me desapegar facilmente de alguém mostra uma vulnerabilidade necessária à minha saúde mental. Pode parecer frieza ou inconstância, mas o certo é que eu vivo intensamente tudo aquilo que é pra ser vivido... Mas quando a fonte esgotar é hora do Adeus, porém sem desespero, pois o mundo dá voltas e algumas fontes se renovam numa dessas voltas que o mundo dá!

E falando "clichesísticamente" em "mundo dar voltas", há quem duvide da possibilidade de tudo se acertar ou ao menos acalmar numa delas. Mas eu acredito tanto nisso que tenho muita fé de que certas coisas que andam "desacertadas" hoje, se acertem pra valer amanhã. Esse dia vai chegar e aí sim ninguém mais duvidará do que estou dizendo agora.

E quanto aos sacrifícios... É, pois é... Tem a ver com isso tudo também... Só o mundo dando voltas e o Senhor Tempo para resolverem essa questão do "Sacrifício X Fazer por Amor" que se instalou em minha vida nos últimos meses...

Elaine Thrash - 22/07/2009

... A carapuça é de quem servir

Os velhos, os novos e os que estão por vir...

Elaine Thrash
Enviado por Elaine Thrash em 23/07/2009
Reeditado em 23/07/2009
Código do texto: T1715388
Classificação de conteúdo: seguro