Utopianos

Há um "lugar" no qual o espaço fisico lhe é amputado, tal horizonte de representação chama-se utopia. Esse "lugar" oferece aos crentes um ponto de partida muito interessante, qual seja o de paradigmatizar suas opiniões a fim de estabelecer conclusões sempre baseados nesse "lugar" que é real somente no horizonte da representação. Munidos assim desse ponto de referência para o qual sempre é possivel se reportar, todos os "utopianos" passam a criticar as razões que são dadas por outros moradores de outros lugares. Todos esses outros moradores conhecem as suas próprias convenções e construções segundo as quais constroem o edifício de suas vidas. Entretanto, quando se deparam com os "utopianos", estes outros, são duramente criticados em vista das convicçoes dos "utopianos".

Existe um "lugar" no qual o espaço fisico é criado de modo a fornecer aos confinados um "lugar" no qual podem expor suas intimidades a um publico mais ou meno preestabelecido, este lugar chama-se Big Bhroder. À diferença dos utopianos que ao menos possuem um horizonte de representação segundo o qual são capazes de criticarem qualquer principio estabelecido tendo por base a própria "legislação" utópica, estes confinados só possuem a capacidade de não serem referência para nada.

Para os seguidores dos utopianos há a possibilidade de se enveredarem por uma critica a partir mesmo do momento em que se"naturalizam" utopianos, mas para aqueles que perdem longas horas assistindo a um processo de confinamento que por extensão se efetiva um confinamento das ideias (o expectador só pensa aquilo que é imputado pensar, ou seja, só pensa dentro do horizonte do confinado), um confinamento dos sonhos (o expectador só sonha o sonho do confinado). Esses são privados de suas vidas para viverem as vidas de terceiros.

Passar longas horas envolvido com os confinados confina-se o próprio horizonte de sentido impedindo que a própria vida seja ela mesma, ou seja, ampla de horizonte de sentido e de significado. Ao passo que se perde a amplitude de horizontes que a vida possibilita, a meta mais próxima é o vazio e do vazio para o nada é apenas a mudança de percepção.

Pensemos outras coisas. Sejamos ao menos utópicos!

Dranem
Enviado por Dranem em 30/07/2009
Reeditado em 31/07/2009
Código do texto: T1727987