Resposta a questão sobre a amizade

Resposta a questão sobre a amizade

Qual seria o efeito ( nos outros ) de acordo com esta perspectiva?

Se tudo é apenas um conceito – como de fato é - a conceituação sobre a amizade depende do sujeito conceituador. Sendo assim, há de se estabelecer qual o ponto de partida a partir do qual determinado sujeito constrói a sua concepção de amizade e, depois disso, começar o fato mesmo da relação.

Partindo dessa perspectiva, creio que o efeito mais imediato da conceituação de amizade que sujeitos distintos possuem, é a demonstração razoável desse mesmo conceito. A conseqüência disso é que amizade desses sujeitos será, antes de qualquer coisa, uma amizade pensada, portanto, construída com bases racionais. Com efeito, tantos quantos diálogos se efetivarem nesses moldes tantos quantos conceitos de amizade serão construídos por tais sujeitos. Numa vertente que conduz essa perspectiva ao máximo há de se chegar à inevitável conclusão de que não existe a amizade como sendo um ente, mas somente indivíduos que concebem conceitos sobre outros conceitos de amizade.

Não sou contra a amizade sou contra um certo conceito de amizade. Conceito esse que a identifica como sendo um ente metafísico a partir do qual torna-se possível a avaliação dos demais conceitos de amizade e que, a meu ver, é o pior, porque avalia os coneitos de amizades categorizando-os por amizades reais e irreais, boas e más etc. Poranto, é desse tipo de amizade, que é concebido por um determinado sujeito, que não tenho o menor interesse. Esse tipo de amizade qual seja a de uma amizade preestabelecida a apartir de um conceito fixo do que seja amizade a meu ver é uma violência a alteridade do sujeito que está defronte a mim porque ela nivela todas as alteridades. E, ao passo que todas as alteridade são niveladas, qual a razão de se "fazer" novas amizades se todas estão as reduzidas a uma única alteridade? Ao reduzir o outro a um conceito, seja ele qual for, é empobrecer as possibilidades de se construir uma "amizade". Veja, Uma, não a Amizade, visto que, para mim, essa não existe.

Dranem
Enviado por Dranem em 31/07/2009
Código do texto: T1729303