Prazo, que prazo?

"Um spam anuncia a compilação de um 'Dicionário Brasileiro de Prazos', para estrangeiros entenderem o país:

DEPENDE: Envolve a conjunção de várias incógnitas, todas desfavoráveis. Em situações anormais, pode significar 'sim', embora até o momento tal fenômeno só tenha registro em laboratório. O comum é que signifique pretexto para dizer 'não'.

JÁ, JÁ: Dá a impressão de ser duas vezes mais rápido do que 'já'. Engano. É muito mais lento. 'Faço já' significa 'passou a ser minha prioridade', enquanto 'faço já, já' quer dizer 'assim que terminar de ler meu jornal, vou pensar a respeito'.

LOGO: Mais tempo do que 'em breve' e muito mais do que 'daqui a pouco'. É tão indeterminado que pode levar séculos: 'Logo chegaremos a outras galáxias'.

MÊS QUE VEM: Há três tipos de meses: aquele em que estamos, os que passaram e os que estão por vir. Portanto, todo mês, até o apocalipse, é mês que vem!

NO MÁXIMO: Quer dizer 'no mínimo'. Medida de tempo dilatada, com limite inferior claro, mas superior indefinido. 'Por volta das 5h' quer dizer 'a partir das 5h'.

SEM FALTA: Expressão usada após o terceiro atraso. Após o primeiro se diz: 'Fique tranquilo, amanhã entrego'. No segundo: 'Relaxa, amanhã estará na mesa'.

UM MINUTINHO: Período de tempo incerto e não sabido, que raramente dura menos que cinco minutos.

TÁ SAINDO: 'Vai demorar'. Os dois verbos juntos indicam tempo contínuo.

ZÁS TRÁS: Expressão em moda cinquenta anos atrás. Siginificava ligeireza no cumprimento de tarefas, com eficiência e sem desculpa. Por isso, caiu em desuso e foi abolida do dicionário."

Revista Língua Portuguesa. São Paulo: Segmento, ano II, n. 24, 2007, p. 66.