EDUCAÇÃO: A INCLUSÃO SEM O DEVIDO PREPARO. UM AVANÇO OU UM RETROCESSO?

Há muito existe a necessidade de uma mudança de rumo no que tange à educação no Brasil. Esforços contínuos e tomadas de decisões, não raro, tornaram-se um retrocesso ao invés de um avanço esperado e trabalhado.

Hoje somos convocados a fazer uma revolução educacional. É preciso muita determinação, metas seguras, recursos econômicos e pedagógicos para que esta revolução aconteça de fato e que dela advenham bons frutos é imprescindível a cooperação de todos os envolvidos no sistema educacional. É preciso ver o aluno como o objetivo principal e a capacitação dos professores como fator essencial do pleno desenvolvimento do educando.

Salvo gratas exceções, principalmente no meio sócio-econômico menos favorecido está sendo repassado à escola à responsabilidade pelos ensinamentos primários: a educação chamada de berço: limites, acatamento de ordens, amor, paz, obediência e discernimento. A escola tem o dever de ensinar e aprimorar. Os pais, ao perderem o controle sobre seus filhos massacram-nos ou os desamparam, deixando-os à lei da natureza. Assim a escola os recebe. É duro o seu trabalho junto a essa comunidade carente de tudo. E a decantada inclusão, sem o devido preparo do professor E DA ESCOLA, faz com que O PROFESSOR muitas vezes perca a paciência posto que o seu parâmetro e sonho de consumo é aquele aluno educado, ou aqueles que têm acesso a informações num lar equilibrado, pobre ou rico e logo assimilam todo o conteúdo que lhes é repassado.

AFINAL, O QUE FAZER?