Sobre a Liberdade

Que sentimento é esse que é tão cantado pelos poetas? Que sentimento é esse que, pelo fato de ser tão relevante, precisa de diversas leis para preserva-lo? Feche os olhos por alguns instantes e imaginem, caros leitores, uma criança correndo empolgada numa praia. Ela pula sorridente, aspira intensamente o ar limpo, sente o vento assanhar os seus cabelos, estende as mãos para o alto, como se quisesse abraçar o mundo... eis a liberdade. Ela é uma sensação interna e externa do nosso espirito.

Presumo que seja algo que, além de ser pertinente para qualquer ser humano, é essencial ao artista. Portanto, tirem-no a comida, tirem-no a bebida, tirem-no as roupas, tirem-no os amigos, tirem-no até mesmo o amor, mas será impossível tira-lo a liberdade. E principalmente a liberdade de opinião.

Ah... quão bela virtude, mas que infelizmente é tão pouca difundida pela humanidade. Hoje ter liberdade é quase uma regalia, estamos amarrados aos nossos objetivos financeiros, morais e familiares. Logo, engana-se quem pensa que a liberdade é algo puramente exterior, a verdadeira liberdade encontra-se no nosso íntimo, na nossa alma.

Então, caríssimos, libertemo-nos de fato.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 23/06/2006
Reeditado em 14/07/2006
Código do texto: T180676