Amizade e o Perdão

Amizade é uma coisa impressionante.

Tem vezes que pessoas dizem ser amigos, tem vezes que acreditam ser, eu particularmente cada vez mais acredito que ter amigos é pra quem sabe olhar alem de si mesmo.

Porque digo isso? Simples, 99,99% das pessoas que conheci (e não são poucas) só gostam de ouvir o que agrada, o que desagrada ofende, faz mal e se por acaso você disser algo que seu suposto amigo não gostou você é que esta errado, mesmo que tenha só respondido um pergunta.

Um livro ficou famoso por ensinar a como fazer amigos (é um trecho do titulo, não posso falar o nome por razoes de direito e etc...), consiste basicamente, segundo o autor, ser agradável, ou seja para você fazer amigos e ter sempre pessoas ao seu lado você tem que tornar-se um grande bajulador e dizer apenas coisas agradáveis, excluir a palavra não de seu vocabulário e ao discordar de algo não dizer isso de uma forma clara mas apenas expor outro ponto de vista concordando com o do outro.

Percebo que isso é o que as pessoas querem, não amigos, bajuladores.

Eu particularmente faço isso de ser agradável apenas quando não posso ser autentico (tudo bem que isso toma 90% da minha vida social) mas, quando acredito estar entre amigos (coisa muito rara) prefiro autenticidade pura.

Dia desses sofri uma perda exatamente por esquecer esse limite entre o que posso e o que não posso dizer, afinal eu falava com alguém que eu acreditava ser meu amigo. Digo acreditava por que nesse momento não tenho certeza, o que não quer dizer que ele não seja, porém os fatos não são muito otimistas.

Bom vamos ao ocorrido que me inspira a escrever agora.

Estava eu aqui no meu sofá vendo coisas (maioria inútil) na Internet, entao esse "amigo" me diz: (claro que essa é uma versão de minha memória sobre o fato que pode haver certas divergências com a realidade ocorrida)

- opa, trás aqueles games aqui em casa, ai nós já fumamos um baseado e ficamos doidão.

Tratando-se não da primeira vez que o "amigo" assim se referia a uma ida minha a sua residência, eu que não aprecio esse tipo de atividade (fumar maconha) fiz-lhe uma pergunta que persistia em minha mente.

- cara, você sempre falou mal de seu irmão que ficava fumando maconha nos fins de semana, xingava e vomitava dragões, agora fica em casa o dia todo sem fazer nada e acha certo ainda ficar fumando maconha e bebendo? (acho que foi isso que perguntei)

Imediatamente recebi uma enxurrada de respostas aborrecidas que eu havia o chamado de maconheiro e coisas assim, como eu estava totalmente tranqüilo, perguntei novamente:

-mas não foi você que me chamou para fumar maconha e ficar doidão?

Ele mais bravo, respondia que estava brincando e coisas assim, mas ele mesmo já havia me relatado suas experiências de ficar em casa bebendo pinga e fumando maconha (acho que umas 2x ele mencionou) por tanto eu acreditei no que ele falará, mas que se eu disse mal não foi por intensão, não havia uma razão para discutirmos ou ficar ofendidos.

Tentei ainda amenizar mais as coisas justificando que meu senso estranho de humor nunca me permitiu saber se alguém esta de brincadeira ou não, mas que como por varias vezes ele havia falado coisas que não achei certo mas relevei por que sou amigo dele, por que nao ha razao em ver mal,acreditava eu que naquele momento de ofendido dele, relevar seria uma ótima opção ao invés de discutir ate realmente ocorrerem palavras que não deveriam ocorrer (que é o que se acontece com pessoas irritadas, falam o que não se deve).

Ele não deu atenção ao que eu estava lhe dizendo (veja tudo isso por MSN) ele alegava que eu o ofendi que isso não se faz e começou escrever coisas que acredito serem em razão de sua irritação, ao perceber que a conversa tomava formas absurdas de um briga virtual eu queria encerrar.

- olha cara quando falamos o que não devia , se esse foi o caso, deixa pra lá o que eu disse, foi só um comentário que não deveria ter sido feito.

Ele não teve freios, continuou a destilar sua ira diante da sua visão que eu o chamei de vagabundo e maconheiro, claro que eu não fiz isso, mas diante da afirmação percebi que não adiantava ficar teclando ou falar com ele, ele parecia completamente possuído pelo desejo de ouvir um pedido de perdão como seu eu houvesse cometido algum erro ao fazer-lhe a pergunta (sobre não fazer nada e fumar maconha; é que ambos eu e ele não estamos trabalhando no momento, desempregados para ser mais especifico) e foi apenas algo que me ocorreu devido ele sempre (num passado remoto) falar mal de quem fuma maconha, tornou-se um paradoxo para mim ver tal pessoa que mostrava-se contra algo convidar para; entende?

Após mais algumas tentativas de encerrar a discussão, que obvio não consegui, ele apenas insistia que eu o chamei de vagabundo e eu insistia que fiz uma pergunta que não deveria ter feito, eu coloquei que por não haver um fruto bom a caminho de tal conversa eu estaria encerrando o assunto e fechando meu MSN para com calma ele apenas rever isso de se ofender, afinal "ele que me chamou para casa dele para fumar maconha" eu apenas lhe fiz uma pergunta, se alguém deveria se ofender deveria ser eu que recebi tal proposta. Ele alega que estava brincando eu digo que não sei, resumo.

Fechei o MSN e pra descontrair mandei-lhe em seguida uma piada para demonstrar que eu não estava bravo ou pensando naquela discussão banal.

Hahahaha, resultado, ele ficou mais bravo ainda e disse que eu o estava tratando como retardado mandando-lhe uma piada idiota.

Percebe que até uma simples piada pra descontrair foi motivo para ofender? O que me leva a acreditar que toda e qualquer atitude minha naquele dia que não fosse dizer apenas o que ele gostaria de ouvir o ofenderia.

Eu sempre acreditei que amigo não se ofende, alerta, diz olha isso não foi legal ou , não ficou bacana, por que amigo compreende.

Amigo é algo que dificilmente se encontra exatamente por que uma boa parte das pessoas não consegue abrir mão de seu próprio pensamento para compreender as razoes do outro.

Na minha pergunta não havia nada que uma curiosidade de "como você critica e agora faz" que não foi pensada em ofender mas em entender a atitude, e minha pergunta serviu apenas de estopim que não foi freado nem repensado.

Muitas vezes eu também faço isso, esqueço de compreender, mas como alguém que tenta revejo meu ponto de vista em favor da pessoa que sofreu minha critica.

Boa parte do tempo tento fazer o que um amigo faz. Perdôo, sem perdão é quase impossível se relacionar.

Amizade, casamento, vida com filho, ou irmão, tudo esta relacionado a capacidade de perdoar e de controlar seu próprio ego para um bem muito maior, manter um relacionamento seja ele qual for.

Acredito hoje que se a maior parte das pessoas não pode dizer com precisão quem é seu amigo, é por que na realidade grande parte não sabe primeiro ser AMIGO.