Uma polêmica inútil

A notícia é do uai.com.br:

"Livro didático com palavrões divide opiniões nas escolas de MG*

Palavrões e expressões chulas em um livro didático usado na rede pública estadual de educação [mineira] está gerando polêmica nas escolas. A Federação das Associações de Pais de Alunos está elaborando um documento que será enviado à Assembléia Legislativa de Minas, ao Ministério Público e ao governo no Estado com o objetivo de convencer os poderes públicos a recolher os exemplares.

A presidente da Associação dos Professores Públicos de Minas diz que o livro passou por uma análise pedagógica antes de ser adotado. O objetivo é ensinar aos alunos os diferentes tipos de linguagem que existem. A secretaria de Estado da Educação concorda com os argumentos da associação."

Meu comentário:

Quando a escola se esforça para não se divorciar da vida, dá polêmica. A vida, que, de fato, atravessa a escola, não pode ser reconhecida na escola. A escola não pode acolher a vida. A escola só pode abrir as portas aos alunos ideias de nossas instituições de ensino de nossos imaculados profissionais da educação. tanto quanto dos zeladores, vigias e policiais do 'stato quo'. Às vezes, o que se quer é que a escola seja uma bolha, pretensamente isolada (às vezes, acima; às vezes, abaixo: quase sempre fora da sociedade), e não socialmente referenciada.

É como se isso bastasse para impedir os estudantes de viverem a vida que levam no cotidiano onde quer que estejam. Depois vão reclamar que a escola não ensina para a vida... Como, se o que setores conservadores e míopes de nossa sociedade querem é que a escola nunca passe portão adentro de nossas instituições escolares?

Que coisa mais sem sentido essa polêmica!!!

__________

* Fonte da notícia: http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_2/2009/10/01/em_noticia_interna,id_sessao=2&id_noticia=130082/em_noticia_interna.shtml.