O Escritor e a Vaidade

Convenhamos, o escritor, mesmo a revelia, é acima de tudo Vaidade. Observemos os grandes escritores do passado e certamente perceberemos algo em comum: o culto à imagem. Quantas fotos Mário de Andrade deve ter tirado pousando de intelectual de sucesso? Ou então quantas fotos o grande poeta recifense Manuel Bandeira tirou para a posteridade? E Jorge Amado... pousou para as máquinas fotográficas não somente no nosso país como também em toda a Europa.

Poderia citar uma lista enorme de vaidosos escritores, mas acho que não é conveniente, pois já deixei claro a minha mensagem. A Vaidade é companheira dos artistas e ainda mais dos escritores. Isso é politicamente incorreto? Julgo que não... de qualquer forma vale a pena dar atenção a essa característica. Quando você ler algum livro de ficção analise quantas fotos e quantas páginas (biografias, prefácios e etc.) o autor reservou para se autopromover.

Não custa nada...

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 07/07/2006
Reeditado em 21/10/2011
Código do texto: T189615
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.