Você é Eficiente ou Eficaz?

A diferença sutil entre os dois conceitos

Existe uma grande diferença entre eficiência e eficácia, mas também existe uma ligação entre elas. Quem conseguir fazer essa ligação, ela alcançará a excelência.

A eficiência é muito algo muito importante, mas a eficácia é essencial. Por quê? Porque a eficiência é fazer certo, as coisas. Já a eficácia consiste em fazer a coisas certas. A eficiência se baseia nos meios e a eficácia nos resultados. Se a cada pessoa é dada fazer alguma coisa (eficiência), também é preciso que essa coisa produza resultados (eficácia), e terá que ser o mais bem sucedido possível.

O problema está na tendência que se tem de ser somente eficientes. Imagine alguém que não saiba ler, mas querendo ser eficiente procura alguém para ensiná-lo, passado um tempo essa pessoa aprende. Pronto ela foi eficiente, sabe ler. Mas se a pessoa só utiliza a leitura para ler a placa do ônibus que o leva pra casa, e não consegue entender uma sentença, levemente maior, provavelmente não foi eficaz. Pois somente saber ler não se chega ao propósito da leitura, que é o de entender o que se leu. É muito importante ser eficiente, mas o melhor é ir além e ser também eficaz.

Ser eficaz é atingir objetivos. Faça a pergunta: Qual é o objetivo? Eu estou atingido ele? Quais os meios (eficiência) para realiza-los (eficácia)? Para se conseguir alcançar objetivos, primeiramente é preciso estar consciente deles. Por exemplo: O objetivo do professor é ensinar e não ir à frente de uma sala de aula e falar coisas sem sentido.

Além de saber o que se deve fazer, é importante saber qual resultado virá de seu trabalho. O coveiro que seu objetivo é enterrar um morto e não plantá-lo na expectativa que dali cresça algo. Mas, muitas pessoas, que são só eficientes, ficam plantando expectativas mortas pensando serem elas o objetivo de sua tarefa. Pensam que simplesmente fazendo as coisas estão sendo eficazes, mas as expectativas desse trabalho são defuntas indigentes plantadas na mente e que não vão produzir nada.

Eficácia consiste em produzir, atingir as necessidades e desejos que a função exige. Não somente no trabalho, mas tudo na vida tem que ser assim. Eficiência é algo que já devia estar na mente das pessoas e nem devia nem ser cobrado por outros. Pois é óbvio demais. É um dever, e dever tem de fazer. Mas o que devia ser o alvo das cobranças é a eficácia, pois não é comum e nem popular, e a coisa mais obvia é ser eficiente, mas o segredo do sucesso é também ser eficaz.

James Taylor
Enviado por James Taylor em 03/12/2009
Reeditado em 23/11/2014
Código do texto: T1957794
Classificação de conteúdo: seguro