As escolas

Não penso que seja arrogância ou prepotência de minha parte criticar o ensino nas escolas. Não conheço a realidade de todos os colégios espalhados pelo país, e não sei muito bem como funcionam as escolas particulares, o fato é que a educação em nosso país não anda bem. Converse com algum aluno do ensino médio e você poderá constatar isso, pergunte a ele como são os professores, o que eles tem aprendido nas escolas. O que é transmitido nas escolas? Conteúdo! Não importa se ele terá aplicação na vida dos alunos, aliás, parece que o aluno é a parte menos importante nesse sistema “conteudista”. Muitos vão falar: “tudo bem, a educação não vai bem, mas os alunos não se interessam!”, correto, disso não posso duvidar, mas como vão se interessar por um assunto que parece sequer agradar aquele que o está transmitindo? Você comeria algo se a pessoa que lhe dissesse: “come, está uma delícia!”, estivesse fazendo cara feia? Se estivesse com muita fome talvez comesse, mas certamente isso resultaria em indigestão. Isso acontece com relação às escolas: as aulas se tornam indigestas, mas os alunos se acostumam a isso, assim como os professores. Claro que existem ainda bons professores (ainda bem), que acreditam na educação e se doam por esse ideal, mas infelizmente muitos não se preocupam com isso. O professor não deveria se considerar o detentor do conhecimento, mas sim aquele que aponta o caminho, cria possibilidades de conhecimento aos alunos, sendo um facilitador de aprendizagem. Mas infelizmente me parece que a realidade é essa: o professor finge que ensina e os alunos fingem que aprendem! Conteúdos e mais conteúdos, e depois que tudo acaba e as provas passam, nada mais fica! Conteúdos vazios, professores vazios, cabeças vazias! Não deveria ser assim!