Acerca da Violência

Desde os primórdios da humanidade tal sentimento nos acompanha. A princípio ela era utilizada como um artifício eficaz para a proteção e obtenção de alimentos pelos hominídios. Naquele período a não-violência equivaleria ao suicídio. Matava-se, por exemplo, mamíferos gigantescos com pedras, paus e ossos a fim de ser obtida a sua carne e a sua gordura. E, por conseguinte, alimentava-se uma comunidade inteira.

Mas os séculos passaram, os milênios também e ainda assim a Violência permaneceu e, pior ainda, sofreu diversas mutações. Os motivos iniciais foram substituídos por motivos religiosos, sociais, econômicos e jurídicos. Ora... citarei alguns exemplos: As Cruzadas da Idade Média, A Revolução Francesa, A Revolução Russa e As Guerras Mundiais. Todos esses momentos históricos foram acompanhados de diversos gêneros de Violência. É impressionante a criatividade do ser humano para fazer sofrer o próximo.

Julgo a Violência algo característico dos animais irracionais. E nós, como seres superiores, devemos possuir uma conduta pacífica e de tolerância. Pois bem, caríssimos, procuremos extinguir esse mal da face da Terra a fim de que de fato o ser humano evolua espiritualmente.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 22/07/2006
Reeditado em 23/07/2006
Código do texto: T199814