QUEM SÃO OS ADVENTISTAS LEIGOS

Com justa razão, os que podem ser chamados de ADVENTISTAS LEIGOS são os que pertencem ao quadro de membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia – IASD, não sendo dissidentes e, tampouco, opositores da mesma. Ao contrário, conhecem, compreendem, professam e propagam voluntariamente suas doutrinas, bem como procuram seguir e disseminar todos os seus princípios, os quais dão testemunho de que são inteiramente bíblicos. Também conhecem e testemunham sobre a transparência e caráter de sua estrutura organizacional (que presta contas sistemáticas aos membros), bem como testificam sobre o caráter de seus líderes, cientes, é claro, de que seres humanos falham, mas, que, apesar disso, essa igreja é guiada pelo Espírito do Senhor Deus Eterno.

Esses mesmos, leigos e líderes, mantêm essa organização através de seus dízimos voluntários, bem como com pactos e ofertas igualmente voluntários, sendo testemunhas de que o devolver o dízimo e o ofertar jamais foi requerido dos membros de forma instigadora, tampouco constrangedora, haja vista que um percentual muito baixo dos membros fazem suas doações sistematicamente.

Portanto, quanto aos DITOS ADVENTISTAS LEIGOS, embora se entendam como adventistas por ser que, por ventura, creiam na volta de Cristo, mas com justa razão eles não são adventistas leigos, mas dissidentes (ou ex-adventistas), haja vista que opõem-se às doutrinas da igreja bem como a seus líderes, até laborando aos cochichos para prejudicar o andamento de sua obra, que é preparar o mundo para a volta do Senhor.

Não é possível a ser humano algum dedicar-se integral e profissionalmente a menor administração financeira, patrimonial e doutrinária que seja sem receber salário com o que sustentar-se. Portanto, as apologias dos DITOS ADVENTISTAS LEIGOS contra o dízimo, que é bíblico, nada mais são do que hipocrisia, pois a "organização" dissidente a qual estão a compor reclama na internet da falta de recurso para gerir-se.

Temos tido o desgosto de ver sites de DITOS ADVENTISTAS LEIGOS, os quais têm por doutrina difamar seu próprio nome, pois falam da Organização e dos dirigentes da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), a cujo quadro de membros eles pertenceram ou pertencem, como nós outros, mas do qual se afastaram, sendo por fim desligados por comissão de membros e votação geral. O fizeram, porém, cheios de queixas, mas, em regra, a razão por que se afastam é o simples fato de não terem sido satisfeitos seus interesses particulares e suas idéias não terem sido aprovadas pela maioria, não pela direção, pois no organograma diretivo da Igreja nada é adotado sem antes ser proposto e aprovado pelos membros.

Assuntos simples, como o dízimo e as ofertas (que são voluntários e espontâneos), o Espírito Santo, a humanidade de Cristo, o patrimônio da Igreja, a irmã White, a forma de orar, seja de joelhos ou em pé, etc., que os DITOS ADVENTISTAS LEIGOS complicam, são os pontos que os mesmos têm usado como meio para pôr em dúvida o caráter e as verdades bíblicas que a Igreja prega há mais de cento e cinquenta anos. Por tudo isso, antes de qualquer análise de seus "reclames", convém observar que os indivíduos DITOS ADVENTISTAS LEIGOS têm por característica o serem extremamente exigentes com os outros, que têm a si mesmos em muito alta estima, sendo assim autoritários, intolerantes, intrigueiros, extremistas e, bem como os grandes ditadores e inquisidores, sem afeição natural e tampouco respeito pelas opiniões, direito de escolha e determinações alheias, mesmo que tais deliberações sejam tomadas por grupo devidamente instituído, autorizado e em maioria numérica. São pessoas que se ofendem se os outros não acolhem ou não fazem o que eles acham certo e por muito pouco isolam e falam mal dos próprios irmãos de carne, quanto mais dos irmãos da família fé e das demais pessoas. Em regra, suas "doutrinas" (sempre extremistas e dissidentes) são propagadas aos cochichos e na obscuridade, seja dentro da igreja ou fora, sendo sempre à parte, não podendo nunca ser aberto, de conhecimento coletivo, mas somente particular, espalhando-se depois de boca em boca.

Quando se manifestam, porém, cheios extremam irritabilidade, é para fazer exigências e impor-se como se realmente estivessem investidos de autoridade, sendo isso mesmo contra o voto da maioria, coisa que nem mesmo os líderes da Igreja fazem, pois a IASD prima pela orientação através da Palavra de Deus com o sonoro "assim diz o Senhor" e a liberdade de consciência de seus membros, que, após conhecer a Palavra, deve ser guiada apenas pelo Espírito Santo.

Sendo então que tais atitudes não são aprovadas pela maioria, ofendidos, eles se afastam da igreja saindo a difamá-la ou seguem a frequentá-la, mas pregando discórdia, anarquia e desorganização para os membros menos embasados, os quais acabam por engrossar o rebanho desses "pastores" dúbios.

Bem que a avó Belmira dizia ainda nos anos setenta que muitos dos próprios irmãos se tornariam ciladas contra os outros a Igreja.

Wilson do Amaral