Desabafo de uma mulher só.

Ao companheiro de tantos anos...

À medida que me distancio de sua partida, vou expurgando da memória a lembrança dos momentos menos nobres de nossa convivência de tantas décadas e colocando em foco nossos melhores momentos.

Sinto saudades até de suas implicâncias com pequenas coisas de nossa rotina e hoje chego até a considerá-las importantes para o meu aperfeiçoamento pessoal.

Nossa união foi estruturada na admiração mútua. Seu caráter e correção de conduta me conquistaram desde o início.

O mais interessante, porém, é que aprendi, nesses quatro longos anos sem você, a distinguir qualidades suas, as quais deixei passar despercebidas. Revolvendo nosso passado, lembro detalhes de sua personalidade que, à época, pareceram tão insignificantes e até irritantes, mas que hoje, eu consigo captá-los, na sua essência.

Você foi uma pessoa admirável em muitos aspectos: sem fazer alarde de inteligência, conseguiu galgar altas posições em cada setor que atuou profissionalmente, desde os tempos de universidade; seu espírito de solidariedade superou, e muito, seus pares, sem que disso você se vangloriasse. Esteve presente, por inúmeras vezes, nas necessidades do próximo. Foi assim com seus empregados, impulsionando suas carreiras e até provendo aquisição e/ou reconstrução de moradia após sinistro; tomando a frente em campanhas, entre as quais uma para revitalizar o hospital de câncer de uma cidade próxima;cedendo carro e dinheiro para transportar doentes para cidades maiores; participando ativamente de clubes beneficentes locais - isso só para citar alguns atos, dentre inúmeros que vc executou - sem ambições mascaradas, mas apenas para obedecer os ditames de seu nobre coração.Com seus familiares e amigos, também, são incontáveis as situações em que você foi procurado para ampará-los em questões financeiras, de saúde, encaminhamento profissional, orientações e aconselhamentos diversos, pelos que reconheciam sua notória sabedoria e magnanimidade.

Sua capacidade de reerguer-se e superar crises que pareciam insuperáveis, sua coragem em enfrentar problemas graves sem perder a confiança no futuro - (inclusive com sua última companheira - a doença) foram dignos de admiração e fazem falta em minha vida. Por vezes sinto-me tão sozinha, perdida, sem saída, ansiando por alguém como você, para restaurar minhas forças e a confiança em mim mesma.

Sua atuação como pai - muito mais que um pai biológico ou um simples provedor, foi um exemplo para tantos. O amor que você dedicou aos filhos, os cuidados com seu bem-estar, com sua formação e o esforço para impulsioná-los ao sucesso, estão indelèvelmente marcados em nossos corações.

Estou ciente da irrevogabilidade da nossa separação. Conheço minhas habilidades, capacidades e limitações. Procuro enfrentar a vida com serenidade, mas confesso que, quando estávamos juntos, eu me sentia muito mais segura e despreocupada. Minha vida, após sua partida, tornou-se um fardo pesado e difícil, embora eu procure conduzí-la corajosamente, sendo até invejada, pelos menos atentos, como uma mulher alegre, descontraída e com inúmeras razões para ser feliz.