Por que, segundo Marx a separação do trabalhador em relação aos meios de produção, a eficiência, a complexificação crescentes dos processos de produção capitalistas implicam na desumanização e no aumento do domínio do trabalhador pelo capital?

Por que, segundo Marx a separação do trabalhador em relação aos meios de produção, a eficiência, a complexificação crescentes dos processos de produção capitalistas implicam na desumanização e no aumento do domínio do trabalhador pelo capital?

Segundo Marx, o que está separado do trabalhador do trabalho é a vida dele, Está separandi o trabalhador dos meios de produção, pois estes pertencem à classe burguesa (Capitalista).

O trabalhador entra apenas com o corpo (mão-de-obra). Os outros elementos que permitem os meios de produção estão com o Capitalista.

A força de trabalho do trabalhador está nas mãos deles (do capitalista) que a compra.

A máquina tendencialmente leva a uma substituição da atividade manual mais automatizada.

Não há diferença entre o indivíduo que bate de porta em porta para vender livros e o trabalhador que vai de porta em porta nas empresas. Ambos estão vendendo alguma coisa.

O trabalhador entra na produção como objeto. O trabalhador ao entrar na empresa pertence ao capitalista e não mais a ele, o que el produz não pertence a ele e sim ao capitalista.

E o trabalhador para ter acessos a esses produtos precisa comprar o que ele produziu como classe trabalhadora.

Quanto maus riquezas o trabalhador produz, mais se vende para o capital, pois precisa comprar.

O trabalhador está alienado dos produtos que ele produz porque estes não pertencem a ele e se voltam contra ele, na forma de necessidades e de controle da classe trabalhadora.

Ao mesmo tempo que o capital nos impõe a todo momento a comprar objetos sobre todos aspectos desnecessários a moda é um meio de reciclar a indústria de tecelagem e não de nos tornarmos mais bonitos.

O que seria do capital se usassem a televisão por vinte anos?

Como dependemos do produto cada vez mais, ele dura cada vez menos para comprarmos outro mais rápido.

Somos escravos da produção.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 30/12/2009
Código do texto: T2003759
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.