MARIA NÃO PODE INTERCEDER - NA VISÃO DO LEITOR

O comentário abaixo o leitor Adriano Morais fez em alusão ao meu texto MARIA NÃO PODE INTERCEDER, que segue logo abaixo do comentário. O texto do leitor aqui foi exposto na íntegra com vistas em respeitar

sua opinião e intenção.

28/09/2009 12h23 - Adriano Morais

Caro Wilson Amaral, ao ler as suas palavras a respeito da intercessão de Maria,queria acrescentar umas coisas... Primeiro: Jesus, nosso Senhor, é a encarnação do Verbo eterno de Deus, segunda pessoa da Trindade, a Palavra eterna do Pai. Portanto, Jesus é pessoa divina com duas naturezas, a divina e a humana. Mas toda e qualquer ação do homem Jesus tem por sujeito o verbo divino, a segunda pessoa da trindade. Nunca precisou fingir que agia como homem, mas não é pessoa humana, é divina. Jesus não tem personalidade humana, prova de que só Deus sabe ser verdadeiramente homem. Logo, quando dizemos que Maria é mãe de Deus, não há aí erro algum, visto que o menino que dela nasceu não é pessoa humana, mas sim, Deus que assumiu a nossa natureza, sem deixar de ser Deus. Maria não é mãe de Deus enquanto Verbo (Jo 1,1) mas é mãe de Deus enquanto Verbo que se fez carne e habitou entre nós (Jo 1, 14). Segundo:Jesus não é o nosso único intercessor, é, antes, o nosso único salvador! "Confessai os vossos pecados uns aos outros e ORAI UNS PELOS OUTROS para serdes curados.A oração do justo tem grande eficácia" (Tg 5, 16). Nós podemos interceder uns pelos outros e o novo testamento, seja por Tiago ou Paulo, enfim, nos recomenda interceder uns pelos outros... e quanto ao fato de Maria estar morta e inconsciente até o dia do juízo... Essa afirmação é gratuita! Não tem base bíblica! Jesus afirmou: "Aquele que crê em mim ainda que esteja morto viverá". Maria não creu no filho que gerou?

28/09/2009 12h37 - Adriano Morais

Quanto ao ser mãe de Jesus, é privilégio e é mérito sim! "Não temas, Maria, pois ENCONTRASTE graça diante de Deus"(Lc 1, 30)E Maria poderia, livremente, ter dito NÃO à vontade de Deus, que não constrange a ninguém, pois nos criou em liberdade e não se pode contradizer. E Maria é consciente disso, quando diz: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua Palavra."(38) Ela poderia ter simplesmente se recusado como aquele jovem rico... que Jesus não obrigou... Deus não é um déspota, e revela seu jeito de agir em Jesus... Não obriga, convida, embora alertando a gravidade da recusa ao convite... mas é sempre aberto ao 'não'. Deus é melhor do que nós, meu caro, não pior... ele não precisa nos esmagar pela obediência... isso não o faz mais Deus do que ja é. Ele, que é amor, quer resposta livre, se não, não é resposta de amor. Assim é o Deus que prefere "misericórdia ao sacrifício".

28/09/2009 12h49 - Adriano Morais

Maria não é mais uma entre todos os santos queridos. É a rainha de todos eles... Sabe como é... Mãe do Rei!"Como está determinado ao homem morrer uma só vez, e logo em seguida vem o juízo..." (Hb 9, 27) Por que juízo imediato para mortos "inconscientes"? Aliás, que culpa tem alguém que não tem consciência? Meu caro, somos seres formados de alma imortal e corpo material. A nossa alma não morre e não pode permanecer como morta e reside nela a nossa razão, a nossa vontade, enfim, as nossas faculdades humanas, por isso, já ao morrer somos merecedores do céu ou do inferno, ou necessitamos purificação!Não dá para, com a bíblia na mão, ser incoscientes a ponto de crer que os mortos se inconscientizam em espera do juízo definitivo! Uma vez vivos pra sempre,em Cristo, intercedem sem cessar por nós que estamos a caminho, todos os santos e a Grande Mãe de Deus. Os cristãos daqui de baixo e os lá de cima são a única Igreja de Jesus que afirmou que "Deus é Deus de vivos e não de mortos" "Deus de Abraão de Isaac e de Jacó"... Àquela altura mortos (no corpo) há quantos séculos? E a parábola do rico e Lázaro onde JESUS! Mostra Abraão vivo depois da morte? Jesus disse: "Eu sou a verdade" Ora, a verdade sabe ou pode mentir? "Não fosse assim e eu vos teria dito"?! "A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco!"

MARIA NÃO PODE INTERCEDER

Segundo a Bíblia (Eclesiastes 9: 5 a 10), Maria, mãe de Jesus, a virgem imaculada, morreu e permanece morta, aguardando a "bendita esperança" da volta de Jesus Cristo. Ela não pode interceder por nós, pois Jesus, seu Filho pela parte humana (Ele é Homem/Deus), é nosso único e suficiente intercessor. E Ele não precisa de quem O convença a interceder diante do Pai, pois Ele intercede por iniciativa própria, apontando para Seu sacrifício na cruz, o que Ele fez também deliberadamente, sem que ninguém tivesse que convencê-lo a fazer. É bom lembrar que na maior parte das vezes Ele intercede por nós sem que sequer tenhamos pedido.

Maria, Sua mãe, não morreu pela humanidade na cruz. Ainda bem, pois se não fosse Jesus, o Deus/Homem inocente, ter morrido, não teríamos intercessor, porque o ser humano precisaria antes se purificar (pagar por seus pecados pessoais) para depois ter méritos para interceder por outros pecadores. Entretanto, a simples purificação, o pagamento pelos pecados pessoais do intercessor, requeria sua morte. E uma vez morto, morto para sempre, pois Deus, o proprietário da vida, não desfaria as conseqüências dos pecados de um ser humano, devolvendo-lhe a vida que ele deteriorou até perder. É que as ações pecaminosas do ser humano produzem sua morte no final da cadeia degenerativa, bem como a morte de seus descendentes e de seus semelhantes. Logo, como o ser humano não possui vida em si, ao intercessor humano purificado não restaria vida a qual pudesse dar, então inocente, em favor de outros, intercedendo por seus pecados.

Portanto, culpados de nossos pecados, jamais poderíamos interceder pelos pecados dos outros. E a morte é o único preço suficiente para pagar-se por pecados. Sendo assim, a querida Maria não poderia interceder em favor de ninguém, tampouco de si mesma. Isto não lhe tira os méritos de ser a mãe de Cristo, mas o foi da parte humana do Salvador. Pela parte Deus, Cristo não é Filho de Maria, mas sim de Deus. Portanto, Maria não é a mãe de Deus, mas sim do Homem Jesus. Entretanto, embora seus méritos de ter bem criado o menino e jovem, obrigação de todos os pais e mães, o ter sido a mãe de Jesus não é mérito de Maria, apenas privilégio, pois Deus, o Pai, juntamente com o Filho e o Espírito Santo, é quem decidiu a concepção do Salvador, escolhendo a Maria também por ser virgem, mas também por ser de boa índole e bons princípios, efetuando Ele (Deus) então toda operação, sem qualquer interferência dela, nem mesmo consulta.

Reitero que Maria tem o mérito de ter guiado o menino no bom caminho, obrigação de todos os pais e mães, todavia, se Sua morte (a morte de Jesus) dependesse da vontade dela como mãe, Ele jamais teria sido crucificado. Talvez ela até se oferecesse para morrer em Seu lugar, o que seria uma catástrofe, estando a humanidade sem Salvador, pois nem mesmo os anjos poderiam tomar o lugar de Cristo, tal é a gravidade do pecado.

Assim sendo. Maria, embora seja uma dentre os tantos santos queridos, não pode interceder por ninguém, pois, como os outros santos, aguarda inconsciente no pó da terra, até o dia final, quando verá o Rei vindo nas nuvens do céu para levá-la com todos os salvos para morar ao Seu lado.