Contra o alcoolismo

"O vício do álcool perde dinheiro e ganha miséria; perde a capacidade e ganha inaptidão; perde a saúde e ganha enfermidade; perde a virtude e ganha perversidade; perde a honra e ganha perversidade ; perde a honra e ganha desprestígio e menosprezo; perde o bem-estar e ganha mal-estar e sofrimento; perde a tranquilidade e ganha inquietude; perde o vigor e ganha abatimento e decadência; perde a alegria e ganha tristeza e desesperança; perde a inteligência e ganha embrutecimento; perde a salvaçã e ganha a perdição de sua alma.

O alccolismo é útil para: fazer perder o tempo, o dinheiro e a vergonha. Acabar com o lar, a sociedade e a pátria. Levar os filhos a perder o respeito aos pais e a consideração a si próprios; transtornar o corpo, perverter os nobres sentimentos e destruir as faculdades mentais. Fazer papéis ridículos e praticar toda classe de vulgaridades; pedir fiado um copo de aguardente enquanto faltam valores para pedir um pão para que os filhos possam comer; levar o homem ao suicídio".

(Texto encontrado em meio aos escritos de meu estimado tio Pedro Joaquim da Costa, falecido em 2009. Não sei se o texto era de sua própria autoria, mas, de todo modo merece realce e consideração devido à mensagem que traz!)