Justiça

Justiça, justiça não tem nenhum propósito, eu não ganho nada fazendo justiça, e não espero ganhar, porque seria uma ilusão acreditar nisso (ou não), justiça é apenas mais um valor subjetivo passado de geração em geração, é nada mais que uma crença(não religiosa) mas dogmática supostamente colocada em prática.

No entanto nós seres humanos precisamos de certas crenças, de qualquer forma.

Na minha opinião o que nos difere de todos os outros animais, na verdade é a imaginação, nós estamos sempre querendo ser heróis de nossa própria história criada através de nossa própria imaginação, mas ai entramos em conflito, pois cada um quer ser o herói de sua história.

Ser herói, é outra crença, passada de geração em geração, os heróis são adorados por terem conquistado algo muito difícil, criado algo inimaginável, ou coisas semelhantes, mas ninguem para pra pensar que se alguem fez algo de extraordinário, então outro ser humano tambem poderia ter feito algo semelhante, talvez de outra forma, mas semelhante.

Não tenho a intenção de dizer que ter ídolos ou considerar certas pessoas heróis é algo desnecessário, mas é o que nos faz ver sentido na vida, afinal não sabemos da onde "veio" a vida na terra, não sabemos se continuaremos existindo após a morte (existir e viver são coisas diferentes).

Alguns acreditam em um criador, alguns acreditam em criadores, alguns acreditam que o criador é sagrado, alguns acreditam que o criador não tem vinculo afetivo algum e apenas reproduz criações, alguns não acreditam em um criador, e vejam que ironia, alguns acreditam que são melhores que os outros por acreditarem em coisas diferentes a respeito. E como toda crença, isso foi passado de geração em geração, como uma religião em comum aos crentes e aos descrentes, acreditar sempre que o próprio modo de ver a vida é melhor do que o do outro.

Voltando a justiça, eu tambem tenho uma crença, ela pelo menos me parece inofensiva, a justiça.

Eu não preciso de um exército invadindo países para fazer o tipo de justiça que muitos acreditam, basta propagar a idéia de que somos seres a base de crenças, não existe descrente total, os descrentes são descrentes sobre algumas crenças da maioria, todos somos descrentes sobre alguma coisa, mas alguns consideram certas crenças mais importantes que as outras, mas esquecemos que as nossas idéias de princípios morais, de felicidade, amor, certo e errado não são nada mais do que crenças socialmente e pessoalmente subjetivas que foram passadas de geração em geração.

Somos todos crentes, e estamos o tempo todo fazendo pregações sem fundamento, nesse sentido a nossa vida é cem por cento imaginação, fazemos injustiças porque julgamos a imaginação dos outros pior.

Helleno de Carvalho
Enviado por Helleno de Carvalho em 09/01/2010
Código do texto: T2019258
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.