AO MUNDO...UMA PAUSA PARA O PENSAMENTO...

Meu pensamento de hoje não é curto posto que não se restringe a poucas palavras, e já peço desculpas pela minha redundância.

A tragédia de Porto Príncipe, CUJAS IMAGENS que nos são trazidas chocam o mais "profundo âmago" da nossa alma, também me reporta ao seguinte questionamento: se de fato não temos o poder de evitarmos as fatídicas convulsões da Terra, na acomodação das suas placas tectônicas, eu pergunto: será que não teríamos, ao menos, o poder de evitarmos que um povo, seja ele qual for, -de qualquer parte do mundo!- chegasse à tremenda precariedade social, essa, que se deflagra aos nossos olhos amplificada depois da tragédia do Haiti? Quantas comunidades pelo mundo vivem como esses nossos vizinhos?

O que de fato, "os mais poderosos" estamos a fazer (de concreto e absoluto!) pela miséria disseminada pelo planeta Terra?

Confesso que embora soubesse que viviam em grandes dificuldades, pois tenho alguns amigos que trabalham ali próximo, na República Dominicana,não tinha nem de longe a ideia do cenário que ora vejo, das dificuldades de infra estrutura social para enfrentarem o tamanho do triste problema que lá se descortina. Confesso, estou chocada!

É de emocionar como o mundo inteiro tão rapidamente se mobilizou para enfrentar o rescaldo da tragédia, porém meu pensamento vai mais além do que o momento de extrema solidariedade nos mostra: Qual seria o mecanismo histórico que nos permitiu enquanto HUMANIDADE "criar" situações de vivência e de CONVIVÊNCIA tão dissonantes entre os povos, até dum mesmo continente?

Quais são as mãos constroem as misérias...afinal?

Sei que a resposta parece difícil, mas talvez nem tanto.

Vou apenas exemplificar o pensamento que aqui lanço, quando tristemente fazia há pouco, aqui dentro de mim, uma analogia com certos fatos que nos pontuam, porque cada um de nós tem a maior noção da realidade que conhece de perto, o que torna o meu PENSAMENTO obrigatório e um tanto inconformado.

" A presente fatalidade,

ceifa a vida duma missionária humanitária,

na tragédia do Haiti.

Mas...

A presente impunidade,

poupa "as meias e as cuecas" dos corruptos,

na tragédia daqui."

Portanto:

HÁ VÁRIAS MANEIRAS DE SE FAZER MISÉRIAS PELA HISTÓRIA DOS MUNDOS...

E VÁRIAS FORMAS DE SE CEIFAR MUITAS VIDAS.

CONCLUSÃO?

HÁ AÇÕES (APARENTEMENTE INÓCUAS!) QUE TÊM A FORÇA DUM TERREMOTO!

Lanço meu presente pensamento ao MACRO-COSMO dos grandes líderes mundiais, e ao nosso micro-cosmo, aquele que depende "do coração" da consciência...e das mãos de cada um de nós.

Hora de pensar, porque penso que já estamos a perder a hora de agir.

Agora, desesperados, estamos a correr atrás dos nossos próprios prejuízos...