CRIACIONISMO

A Bíblia não é a fonte criacionista, mas a base pela qual as fontes científicas, sejam criacionistas ou evolucionistas são avaliadas. O criacionismo é uma linha de pensamento científico que faz pesquisas com vistas em encontrar evidências sobre o surgimento do Universo, elaborar teorias científicas a partir dessas evidências e testar em laboratório tais teorias, ponderando sobre o meio físico como Deus criou tudo que existe. O criacionismo não tenta provar que Deus existe, mas parte do pressuposto de que Ele existe, pois os crentes têm provas pessoais e coletivas da existência de Deus em suas experiências de vida, além que possuem sensibilidade inteligente para percebê-lo na organização original da Natureza. O objetivo do criacionismo é desvendar os mecanismos que Deus usou na Criação a partir de um ponto de vista limitado como o humano, podendo assim ajudar indivíduos descrentes a ver Deus nas intenções da Natureza. Os criacionistas sabem que jamais se poderá provar cientificamente a existência de Deus, pois se Deus se apresentasse como um humano cheio de poder e fizesse prodígios a vista de todos, ainda assim os descrentes passariam milênios tentando provar que tais manifestações deram-se por forças comuns ou naturais. Por outro lado, se Ele surgisse gigantesco e estrondoso, diriam tratar-se de ilusão de ótica, manipulação ou coisa do gênero. Entretanto, as evidências da pré-elaboração de todas as coisas por um Ser de inteligência semelhante, mas superior a dos seres humanos pesam muito mais do ponto de vista lógico do que a conformação de que coisas tão bem elaboradas produziram-se ao acaso e a partir do caos.