Imaginem um diálogo com Deus...

-Deus,porque você deixou o teto daquela Igreja desabar na cabeça dos crentes que estavam te louvando?

-R – Porque ou eram santos e deveriam ir para o céu, ou pecadores e deveriam pagar pelos seus pecados.

-Deus, por que fulano ou cicrano, que vive te servindo, orando todo dia de joelhos, te louvando com todo amor, perdeu o filho, tem a mulher entrevada numa cadeira de rodas, vive doente, com fome, dependendo da esmola de outros seres humanos que têm vida irregular, cheia de pecados?

-R – É para provar a sua fé..

-Deus, por que essa criancinha nasceu tão doente se os seus pais crêem em ti com todo fervor?

-R–Ela será motivo de fé para quem olhar (Tem uma missão)

.-Deus, por que aquele pastor,está cheio do dinheiro, naturalmente roubando da sua Igreja, enquanto fiéis tão pobres pagam o seu dízimo com sacrifício? E tu não fazes nada?

-R – Ele terá o castigo no dia do juízo final.

-Deus, por que aquele cara chutou a tua cruz (fato real) e ficou por isso mesmo, enquanto uma excursão de romeiros morreu incendiada na estrada?

-R – É porque... porque... Deve ser porque... Deus... é.... Deus permitiu, para testar o livre arbítrio e os outros eram pecadores disfarçados.

-Deus, por que a miséria se abate entre os teus adoradores, enquanto entre os ricos que te rejeitam há abundância e felicidade?

-R – É mais fácil um camelo passar no buraco de uma agulha... Dos injustiçados será o reino dos céus..

.-Deus, por que aquele justo foi assassinado por aquele bandido?

-R – Os justos herdarão o reino de Deus..

-Deus, por que guerreiam em teu nome, e se matam uns aos outros por ódio e vingança?

-R – É porque... porque... deve ser porque... Pula essa. Você não entende os desígnios divinos.

-Deus [cristão], por que somente um terço do planeta acredita na tua existência e justamente essa parte vive em conflitos, enquanto a paz reina junto aos que sequer ouviram falar do teu nome? (indianos, budistas)

-R – É porque... Os desígnios de Deus não foram feitos para a compreensão do homem.

-Deus, por que justamente agora que eu estou com tanta fé, faço minhas obrigações, pago o meu dízimo, dou minha sacrificada contribuição, estou doente e tenho regredido a ponto de ter que abandonar tudo? Deve ser para testar a minha fé? Acho... Ou então porque sou um pecador... Deve ser isso. Cometi algum pecado?

-R – Éééhh.... Foi isso!...

Até que um dia, por um fato marcante e incontestável, por uma razão inexplicável, um motivo que não poderia ser justificado de jeito nenhum, eu desisti:

-Deus, por que tu me tiraste um filho pela segunda vez, visto que é tudo o que eu tenho?Por acaso,não fui um homem justo e leal?

-R–Foi porque eles eram santos...Deus chamou...

-– Ah... pêra aí... santo, não era não!... E por que não chamou a madre Tereza de Calcutá? Nem o Frei Damião, nem o Papa que morreram de velhos?

-R – Ah... eles tinham uma missão

-E o meu filho não tinha uma missão? Deus... Quer saber de uma coisa? Você não existe!... Só pode!... Sinto muito... Não existe!... Tudo uma mentira!... Está explicado. Uma grossa mentira!... E a partir de hoje, não vou mais explicar as suas injustiças, mas agir do meu jeito. Se eu estiver errado, me prove então... Prove!!!

“As coisas desse mundo são tão injustas que se houvesse um Deus, ele seria o Ser mais injusto do Universo” (Alfredo Bernacchi)

Gilliard Alves
Enviado por Gilliard Alves em 16/01/2010
Reeditado em 30/01/2010
Código do texto: T2033590
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.