O difícil de escrever é "fazer-se entender" (como se a escrita tivesse que ser entendida).
Querem decifrar sonhos, metáforas,  fantasias, ilusões, mentiras, invenções. Tudo enfim. Tudo que você  escreve  poderá ser usado contra você. Até  eu já  me  peguei julgando  pelo que leio. Confesso, isso é horrível.  Parece que estão lhes cortando as asas. As asas  da poesia,  da fantasia, do imaginário que na verdade  tem um céu sem limites para ser explorado pelos que amam escrever. 


Um dia um escritor  amigo  meu me disse que seus  livros eram horríveis, falam de   assassinatos, prostituição, loucuras,  enfim,  coisas tenebrosas e  comentou que se o julgarem pelo que escreve  ele seria o pior assassino do  mundo.

Quem escreve tem lapsos de explosões  que precisam ser externados. São fatos,  são filmes,  as  verdades da vida,  os conceitos bons e maus, o proibido, o que já foi visto, o imoral, o  amoral, o que já foi lido, o que já  foi ouvido,  sentido, estudado, esquecido, enfim, as  fontes de inspiração são intermináveis.  Tudo isso, em algum momento eclode e pra quem escreve  essa eclosão sai em forma de texto, de prosa, de frases, de poesias,  de haikais,  etc.

Daí ficamos  sujeitos a sermos  julgados. Uns realmente (e ainda bem), entendem o que é a arte de escrever,  mas existe um "sábio" tribunal de leitores  que simplesmente leem  para criticarem depois ou tentar nos conhecer através do  que escrevemos.


É preciso saber  ler, admirar a escrita como arte. Se por acaso não gostar do estilo do escritor que leu, simplesmente não leia mais. Existem  tantos autores bons, tantos livros que valem à  pena.  Pra que perder tempo lendo  o que é ruim e muito  menos ignorantemente tentando  julgar. É como um quadro. Eu, que pinto mal pra caramba,  posso  desenhar uma borboleta e você achar meu "pato" horrível. O que cada  um vê  não  me interessa, interessa como ela foi pintada, que sentido dei e o que despertará nas pessoas. Tenho certeza  que cada uma interpretará de uma maneira.  Isso pra mim é arte. É fantástico.

Temos tão pouco tempo de  vida para darmos conta de tanta coisa boa escrita por autores  maravilhosos. Portanto aconselho: leiam os BONS, apenas os  que valem à pena. Mas por favor, não tente julgar Machado  de Assis nem Fernando Pessoa com a mesma ignorância  com que  me julga.


TACIANA VALENÇA
Enviado por TACIANA VALENÇA em 22/01/2010
Reeditado em 22/01/2010
Código do texto: T2043891
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.