A Arquitetura e as Mudanças Climáticas

Quando vejo pela televisão os desastres naturais que o mundo está enfrentando, eu constato que a arquitetura vigente não leva em consideração essas mudanças. Os terremotos, os maremotos, as secas, as inundações, tudo isso poderia ser minimizado se a infra-estrutura física estivesse preparada para receber essas forças da natureza. Temos que pensar urgentemente em uma nova vertente da arquitetura: A Arquitetura Cataclísmica, que visa estudar e criar soluções para o enfrentamento das intempéries da natureza. Devem ser criados, o mais breve possível, órgão específicos para esse trabalho, que devem ser vinculados às universidades e aos governos. E onde cabeças pensantes da área possam ter um espaço para o debate, a criação e divulgação desse tipo de arquitetura.

O tempo da arquitetura particular e egoísta passou, a arquitetura deve ser pensada hoje na escala macro e não mais na escala micro. A natureza nos chama para uma mudança de visão de mundo. E ela está cobrando pelos nossos erros do passado. E é nossa obrigação criarmos artifícios para nos defender dessa fúria natural. É como se ela dissesse assim: “Pois bem, vocês me provocaram de todas as maneiras possíveis, agora chegou a hora do revide. Preparem-se para os meus ataques!” E nós ainda não entendemos essa mensagem. Ficamos em casa nos surpreendendo e nos assustando com o que vemos na TV. Ficamos como crianças com medo do castigo. É hora de começarmos a tomar providencias preventivas e corretivas no que diz respeito à arquitetura. É hora da união profissional e de usarmos o nosso talento para proteger a humanidade contra a irritabilidade da natureza.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 03/02/2010
Reeditado em 19/02/2010
Código do texto: T2067678
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.