O FUTURO NÃO EXISTIU, NÃO EXISTE E JAMAIS EXISTIRÁ

O futuro é sempre o que está por vir. O dia seguinte não existe ainda e quando ele chegar não será mais o dia seguinte. Não o chamaremos mais de dia seguinte, pois um dia só começa e existir a partir do momento em que começamos a vivê-lo e nesse momento um dia é o presente. Portanto, o dia seguinte jamais se tornará um fato – jamais existirá.

O dia seguinte só existe enquanto imaginário. Pode até existir hoje no sentido imaginário se o relativizarmos com o dia que passou. Todavia, sempre relativizamos o futuro com o momento em que estamos vivendo. E sendo assim, quando estamos vivendo num dia ele sempre é hoje (o presente) e nunca amanhã (o futuro).

O amanhã é fruto de nossa imaginação. Quando chegarmos nesse dia imaginário ele já não será imaginário, deixando também, por conseguinte, de ser o futuro. Ele estará se tornando um fato – presente e passado. Por isto jamais chegamos ao futuro, porque futuro é sempre o tempo que está por vir e sempre que chegamos a esse tempo ele deixa imediatamente de ser porvir, deixando de ser futuro e tornando-se presente e passado logo depois.

Se digo que nossa experiências nos dias passados e no dia atual são os tijolinhos com os quais construiremos o futuro, não estou dizendo que o futuro pode ser construído, pois os dias futuros só serão dias quando tornarem-se presentes. Quero dizer sim que se não sobrevivermos ao hoje jamais chegaremos ao dia seguinte, ao qual hoje denominamos de amanhã. Logo, se não vivermos bem o dia atual poderemos não conseguir chegar no dia seguinte. Sendo assim, nossas ações no dia de hoje serão os tijolinhos com os quais construiremos o dia seguinte, porque esses tijolinhos determinarão a forma como viveremos o dia de hoje após as vinte e quatro horas atuais, o que chamamos, por força de expressão (forma de ilustrar nossa imaginação), de amanhã.

Portanto, o futuro não existe, tampouco o dia seguinte. Quando fazemos projeção do dia seguinte, dos anos vindouros, usamos da força de linguagem para designar o tempo que viremos a viver. Todavia, isso é imaginação, uma forma de ilustrar o que será e poderá ser no tempo que ainda viveremos se sobrevivermos ao momento atual. Na força de expressão podemos dizer hoje que chegaremos ao amanhã, porque estamos dizendo hoje algo que realizaremos se o próximo dia chegar a ser presente para nós. Todavia, mesmo que essas ações imaginárias tornem-se fatos no dia posterior, as realizaremos no dia atual, no hoje, pois quando o dia seguinte chegar ele não será mais amanhã, mas hoje.

Entretanto, a razão de eu dizer que quem vive, vive do passado, como afirmei no texto que publiquei na edição de 2009 da coletânea Vôo Independente da AGEI – Associação Gaúcha dos Escritores Independentes, não é provar que o amanhã (o futuro) não existe, mas advertir que não devemos sufocar o momento atual em função dos momentos que ainda viveremos, deixando para ser feliz quando chegar um momento que imaginamos que teremos melhores motivos para ser feliz, pois o único momento que de fato temos é o momento atual. Podemos preparar-nos no momento atual para viver mais feliz nos momentos seguintes, mas isto não é garantia de que os momentos futuros serão melhores que os atuais, tampouco que serão tão bons e muito menos que chegaremos neles. Por isso, jamais devemos imaginar, como muitos fazem, que somente os momentos futuros serão felizes porque neles já teremos realizado certo sonho. Ao contrário, devemos prestar atenção em cada momento presente, cada um tem seu próprio desafio, fracassos dele provenientes, o aprendizado resultante desses fracassos e também suas vitórias. E vitória representa sucesso, seja para a satisfação atual, seja para somar-se a outras satisfações que produziremos.

Sendo assim, se construímos uma escada para chegar ao topo, cada degrau é uma vitória, não só porque nos levará ao topo, mas porque foi um desafio, o vencemos e isto fez-nos vitoriosos. Logo, se a cada momento vencemos o desafio do momento, somos então vitoriosos e isso é motivo mais do que suficiente para sermos felizes no momento atual.

De mais a mais, se ficarmos lançando nossa felicidade apenas para momentos imaginários no futuro, poderemos jamais ser feliz, pois, como já disse, o dia atual é o único garantido e poderemos não chegar no dia porvir.