O que é riqueza?


Pode o homem procurar uma conclusiva definição e certamente jamais encontrará.

Cada um tem um conceito e talvez a reunião de todos não possa ser a definitiva textura do que possa ser a riqueza.

E quando se pensa que temos várias tonalidades de riqueza o labirinto de interrogações multiplica-se e fica difícil através do verbo, proferir até o mais singelo parecer, porque a chuva de opções é tantas que a reflexão profunda é necessária e por vezes infrutífera.

A riqueza material tem um grande peso sobre si, apenas por tornar as pessoas diferentes no vestir, no possuir bens, no alimentar-se e por muitos se torna malévola por isso.

Será que a riqueza advinda da luta pessoal é um mal? Não, e em se falando de riqueza pessoal eu diria que aquela conquistada de maneira espúria, esta sim traz maldade a quem a possui, mas é uma maldade vista por outros, pois o possuidor a tem para suprir demandas para satisfazer seu ego e defendê-lo de adventos que lhe atentem contra o bem estar.
Assim o julgamento humano é inválido.

Se ajuda a curar doenças, se traz uma qualidade de vida melhor, se provém o homem de progresso para si e para sociedade, não pode ser considerado algo ruim, muito pelo contrário.

Mas, dependendo para o que se usa a riqueza material é que a meu ver pode ser defini-la, boa ou ruim.

Naturalmente em primeiro instante seria a riqueza material, solução de todos os problemas que dependem dela, assim como são os remédios, ou o alimento.

Neste modo de ver a riqueza ela é sim um meio para a felicidade, porque a riqueza material, aliada a uma felicidade interna, um sentimento de amor e caridade é imprescindível para que o ser humano viva em paz.

A riqueza espiritual é a tradução do viver bem consigo mesmo e com o semelhante, e se conquista esta dádiva não quando não temos doenças na família e sofremos, mas quando vemos a solução a caminho, é uma riqueza que dá força e que advêm da fé em Deus.

A riqueza espiritual não esta em ver provida nossa casa de pão, mas sentir que a saúde física por hora não nos abandonará e que este pão de hoje amanhã será renovado por graça de Deus.

A riqueza espiritual não é diferente da riqueza material, pois o que nasce para suprir de felicidade e não for usada para ostentar bens que diminuam outro ser humano, é uma benção vinda e abençoada pelos céus.

Nem a riqueza material é amaldiçoada, nem a riqueza espiritual é todo o bem que um ser humano precisa para ser feliz, completam-se na medida em que ambas elevam o espírito que tem por índole fazer o bem.

 

xxeasxx

Malgaxe
Enviado por Malgaxe em 25/02/2010
Reeditado em 07/07/2010
Código do texto: T2107065
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.