Compreender e amar a Poesia

Na minha opinião é a única chave para compreender e amar a poesia é a poesia em si. Porque, "O poeta é aquele que tem o poder de provocar o despertar da emoção poética na alma do leitor." (BACHELARD)

Paul Eluard afirmou: "O poeta é aquele que inspira mais do que é inspirado". Assim, a poesia real é a única que consegue despertar o interesse no leitor.

A verdadeira poesia é dirigida diretamente ao poeta que reside em todos nós, ignorando o intelecto, porque todos nós somos poetas. Nós todos somos capazes de maravilharmo-nos, sentirmos emoção diante de uma paisagem poética - com a beleza. Mas, como as imagens fortes o suficiente para despertar o nosso instinto poético nem sempre vem antes de nossa capacidade de expressá-las, o poeta "silencia".

Os poetas portanto, multiplicam-se nos momentos de intensa emoção que vivemos quando percebemos a beleza que nos rodeia. O faz através brilho de sua linguagem e abundância de imagens que nós oferecemos. A poesia nos impede de perder a consciência da beleza do mundo. Porque a beleza da arte é pura. É o que nos conforta para viver.

Um provérbio persa expressa perfeitamente a importância da beleza em nossas vidas: "Se você me der dois pergaminhos, eu vou vende-los para comprar um jacinto para alimentar a minha alma."