Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Compreender e amar a Poesia


Na minha opinião é a única chave para compreender e amar a poesia é a poesia em si. Porque, "O poeta é aquele que tem o poder de provocar o despertar da emoção poética na alma do leitor." (BACHELARD)
Paul Eluard afirmou: "O poeta é aquele que inspira mais do que é inspirado". Assim, a poesia real é a única que consegue despertar o interesse no leitor.
A verdadeira poesia é dirigida diretamente ao poeta que reside em todos nós, ignorando o intelecto,  porque todos nós somos poetas. Nós todos somos capazes de maravilharmo-nos, sentirmos emoção diante de uma paisagem poética - com a beleza. Mas, como as imagens fortes o suficiente para despertar o nosso instinto poético nem sempre vem antes de nossa capacidade de expressá-las, o poeta "silencia".
Os poetas portanto, multiplicam-se nos momentos de intensa emoção que vivemos quando percebemos a beleza que nos rodeia. O faz através brilho de sua linguagem e abundância de imagens que nós oferecemos. A poesia nos impede de perder a consciência da beleza do mundo. Porque a beleza da arte é pura.  É o que nos conforta para viver.
Um provérbio persa expressa perfeitamente a importância da beleza em nossas vidas: "Se você me der dois pergaminhos, eu vou vende-los para comprar um jacinto para alimentar a minha alma."
Mauro Gouvêa
Enviado por Mauro Gouvêa em 03/03/2010
Código do texto: T2118331

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Mauro Gouvêa - www.recantodasletras.uol.com.br/autores/maurogouvea). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Mauro Gouvêa
Alfenas - Minas Gerais - Brasil, 54 anos
432 textos (60392 leituras)
3 áudios (884 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/19 08:13)
Mauro Gouvêa