O QUE SE PLANTA, COLHE!

Este é um tema muito profundo, pois estamos lidando aqui também com a “ação e reação”.

Muitas pessoas ao conversarem com outras, dizem: - Esquece o passado e viva o presente, o que não deu certo passou, agora é uma nova situação.

Seria legal se isto fosse verdade, se tudo que a gente plantou e não germinou, ou germinou, mas não deu os frutos que esperávamos, a gente pude-se arrancar de dentro de nós e começar uma nova plantação.

Só que a vida na funciona assim, o que acontece é que você tem que frear o que não deu certo, como se o corpo humano estive-se com uma hemorragia, neste caso se estanca a hemorragia e depois vai tentar descobrir o que aconteceu com o organismo para gerar aquela hemorragia, ou seja, o passado não passa, ele continua em nós determinando o que será a nossa vida no presente e influenciando o nosso futuro.

Vamos partir para um exemplo simples: Uma pessoa ganha um salário de R$510,00, tem que pagar várias contas básicas, luz, água, moradia, alimentação, transporte, pois bem só que por descuido gasta parte deste dinheiro, e aí? Ele tem que pagar as contas, não pode deixar para depois senão cortam o serviço e ele fica sem condições de morar, então ele recorre aos bancos e faz um empréstimo, pois bem, até que ele pague este empréstimo, suas contas vão ficar desequilibradas, porque terá mais um gasto que não contava. Não tem como ele simplesmente esquecer o empréstimo que fez no mês passado, a ação dele afetará seu presente e seu futuro, até que quite o referido empréstimo.

Com nossa vida funciona da mesma forma, ou pior, porque dependendo da ação que tomar, nem pedir desculpas ou quitar, se houve lesão financeira resolve, por exemplo: O ato de matar alguém, o ato de trair alguém. Aos erros que não tem como se reparar a única opção é rezar por esta pessoa e por você também para que de alguma forma você possa reparar o erro que cometeu e que não consegue repara-lo naquele momento.

Outra situação: Você deveria ter estudado quando jovem e não o fez, hoje passa por dificuldades financeiras, o mercado esta fechado para o seu currículo, na empresa que trabalha não consegue ser promovido. O que esta acontecendo com você é que esta colhendo o que plantou. Plantou não estudar e não se profissionalizar colheu salário baixo. Então o que devemos fazer? Desistir de tudo e entregar os pontos?

Claro que não, deve-se conscientizar desta situação, repensar no que é importante para você hoje, o que errou e quais as conseqüências que o levam a sofrer hoje por situações mal resolvidas ou mal escolhidas do passado, o que dá para reparar, repare, o que não dá reze e a partir daí trace os rumos para o seu presente e futuro.

O importante é estar consciente que sofrerá as conseqüências de uma plantação errada, não poderá plantar em outro canteiro, mas poderá podar as ervas daninhas do seu canteiro e plantar novamente, conviverá com a velha plantação e a nova, elas estarão juntas dentro de você, mas você terá feito o melhor para que as duas germinem.

Exemplo: Não estudou, ok. No presente receberá salário baixo, mas estude agora, quem sabe com o estudo não consegue uma promoção ou um novo emprego.

Por isto, pela falta de conhecimento deste fato, que muitas pessoas não conseguem entender o motivo de estar sofrendo hoje, é só buscar no seu passado que encontra algo que fez, mesmo que indiretamente, pois tem um ditado popular que diz: “Aqui se planta, aqui se colhe”. Se plantou traição, alguém vai te trair, se plantou desamor, amará alguém e este alguém te desprezará, se plantou honestidade, os caminhos para poder aplicar sua honestidade se abrirá, se plantou amor e compreensão, colherá amor das pessoas, e por aí vai.

Muitas pessoas, por não conhecer ou acreditar nesta “máxima”, usa o chavão para sua vida: “O fim, justifica os meios”, com isto sai prejudicando outras pessoas para montar um negócio, monta e da vários empregos. O fato de dar empregos não abona o estrago que fez pelo caminho com estas pessoas que prejudicou. Vai levar o troco, uma hora ou outra, de alguém, com certeza, é o efeito: “ação e reação", para uma ação você recebe uma reação com a mesma força ou maior.

Por isto quando for fazer escolhas, coloque na balança da vida. Coloque de um lado os prós e do outro os contras, como não dá para fazer nada com 100% de prós, ou seja, perfeito, faça com que a balança pende o máximo possível para os prós, com um grande detalhe, não pode ficar do lado dos contras nada que seja para prejudicar as pessoas, neste caso é preferível que você perca, ao invés de prejudicar com sua ação as pessoas, principalmente alguém que depositou toda a sua confiança em você, em suas atitudes e ações.

E lembrem-se sempre, não adianta nada prejudicar o próximo e ir correndo pedir perdão a Deus, pois Deus não perdoa, ele tolera, tolera na esperança que você repare o seu erro e que você de alguma forma peça perdão a pessoa que prejudicou. Às vezes é preferível resgatar o passado, dar uma segunda chance para você ou para alguém, do que simplesmente tentar passar uma borracha neste passado e achar que a partir daí viverá um futuro de sonhos, em outra plantação cheia de frutos grandes e saborosos e deixar sua plantação que plantou tudo errado no lixo dos outros.

Que Deus, nosso Pai, te ilumine.