Esperança: uma das sete desgraças derramadas pelos deuses.

Pandora trouxe o vaso com os males e o abriu. Era o presente dos deuses aos homens, um presente de bela e sedutora aparência, denominado “vaso da felicidade”. Então, dele saíram voando todos os males, seres vivos alados: a partir de então vagueiam em torno de nós, e causam danos aos homens de dia e de noite. Um único mal não tinha escapado do vaso: então pandora, seguindo a vontade de Zeus, fechou a tampa e ele ficou lá dentro.

O homem tem para sempre agora o vaso da felicidade em casa, e pensa que maravilhoso tesouro tem dentro dele; está a seu serviço e o toma nas mãos quando tem vontade;pois não sabe que o vaso trazido por pandora é o vaso dos males, e toma o mal que ficou dentro do vaso como a maior as felicidades_ é a esperança.

Zeus queria, com efeito, que o homem, mesmo torturado por outros males, não rejeitasse contudo a vida, mas continuasse a se deixar torturar sempre de novo. Pra isso, dá aos homens a esperança: na verdade, ela é o pior dos males, pois prolonga os tormentos dos homens.

Gilliard Alves
Enviado por Gilliard Alves em 11/03/2010
Código do texto: T2132155
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.