FERAS PREDADORAS... Uma reflexão!

Pare! Pense! Reflita! Foi o impacto a mim causado ao ler o livro “Mentes Perigosas” de onde retirei um sumário para escrever o que segue. Em síntese foram trechos, ou palavras, fatos, narrativas que reportam experiência semelhante por mim vivida recentemente e que me abriu a mente e por sua clarividência aquietou o meu espírito e a alma machucada.

Ali nessa publicação há um comando para que exercitemos a nossa bendita consciência, identificando as mentes perigosas que convivem conosco aí fora, travestidas em pele de cordeiro, mas feras predadoras prontas para morder a tua jugular e sugar o teu sangue precioso. Portanto... Ouvidos e sentidos bem abertos. Os psicopatas estão soltos...

São ameaças silenciosas de mentes sombrias que pela análise de suas pistas deixadas como rastro de seus crimes o põe em alerta constante para não se deixar mais enredar em suas teias tenebrosas e malditas. Fiquemos despertos para o menor aceno a poluir nossa sacrossanta convivência poética.

A melhor prevenção é estar sempre prevenidos... Eles são ausentes de afeto. Suas vítimas escolhidas a dedo são as almas puras, àquelas solidárias e generosas que eles buscam como a conquista de um troféu para alimentar o pedestal de seus egos. Onde encontram terreno fértil para manipulá-los e fazer ao psicopa prosperar.

Seus ardis sórdidos são cruéis e devastadores. Impiedosos! Possuem múltiplas garras assustadoras porque são invisíveis e ocultas a olho nu. Criam estórias mirabolantes, para causar impacto e te capturar no ato ensandecido de sua fome mórbida.

São seres inteligentes além da média... Mas é fácil, até certo ponto, de identificá-los, porque neles não há senso de responsabilidade e são avessos às regras sociais o que os torna vulneráveis a que os identifiquemos.

Eles não possuem sentimentos quaisquer de culpa, ou remorso e alguns confessam isso como se fossem dotados de qualidade rara que os distinguem dos outros seres ditos ‘normais’.

Não temem desapontar, magoar ou enganar. Usam disfarces ardilosos, máscaras que encobre sua face maquiavélica sofisticada. São perfeitos atores a promover o teatro de seus horrores, destruindo vidas, reputações, sonhos, amores... Verdadeiros vampiros e parasitas que causam uma epidemia de dor e loucura.

São os predadores sociais de sangue gélido. Inescrupulosos, dissimulados, mentirosos, sedutores, charmosos, atraentes que deixam enormes perdas afetivas ou financeiras, por onde passam com sua sede psicótica. A eles só interessa o benefício próprio. Cuidado não só contigo mesmo, mas com teus filhos, crianças inocentes que fazem parte de seus planos verem-nos somados ao seu exército criminoso.

São pessoas de má índole e moral fétida que por estarem acostumados à sarjeta nada os assusta ou impede de irem em frente com seus planos de destruição. É um enigma ambulante porque eles são dotados de raciocínio frio e calculista a causar doenças e um enorme vazio em tua alma frágil de criança dócil que não está acostumada à perversidade e luxúria.

Principalmente se você for dotado de um espírito de confiança inabalável no ser humano, mas creia, eles não fazem parte do nosso gênero, são casos à parte que as pesquisas apontam como sendo 3% nos homens e 1% das mulheres. Portanto, o mundo é povoado de gente do bem, mas os estragos dessa minoria é avassalador, que em analogia podemos comparar a um terremoto, no Haiti, no Chile ou outro por aí no resto do mundo.

Mas cuidado redobrado, não são só os psicopatas que estão nos presídios, mas principalmente os que se escondem nas sombras aí ao lado, quem sabe dormindo na mesma cama contigo. Estão sempre na tocaia à caça das presas só pelo intenso prazer e fúria, sede de poder, controle e luxúria. Por descuido ou compaixão às vezes até os convidamos a fazer parte de nossas vidas e aí é que mora o perigo...

Porque se você percebe antes pode cercear os seus passos, mas se for tarde para entender que caiu numa cilada, que foi usado a seu bel-prazer, irá ficar exausto, cambaleante e adoecido. Mas tranqüilize-se há um perfeito antídoto contra seu veneno paralisante e mortal.

Primeiro identifique-o... Denuncie e afaste-se de imediato. Esse tipo de ‘pessoa’ não merece a sua amizade nem dividir segredos com ela, confiar teus preciosos bens, sejam físicos (materiais) ou espirituais (filhos, outros amigos, etc.)

Não lhes concedam nem abrigo, nem platéia, para que encenem a sua farsa. Ponha-os pra fora da sua vida, sem violência, mas com a elegância do teu fino trato. De nada adianta bater boca ou cair na agressão porque é justamente o que eles esperam de ti para que percas a razão e parta pra violência.

Sei que é duro. Mas é o jeito porque quem tem a consciência do bem entranhado em seu caráter, sabe que esta sua consciência é o mais poderoso combustível afetivo que se traduz no verdadeiro AMOR!

“A piedade e a generosidade das pessoas boas podem se transformar em uma folha em branco assinada nas mãos de um psicopata. Quando sentimos pena, estamos vulneráveis emocionalmente, e é essa a maior arma que os psicopatas podem usar contra nós.”

Nota1: Texto inspirado no Livro “Mentes Perigosas. O psicopata mora ao lado de Ana Beatriz Barbosa Silva publicado pela Editora Fontanar – Objetiva 2008.

Nota2: No best-seller "Mentes Perigosas", a médica Ana Beatriz Barbosa Silva, com pós-graduação em psiquiatria pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), dedica um trecho aos pais que suspeitam que seus filhos são "francos candidatos à psicopatia", palavras usadas pela especialista.

"Podemos observar características de psicopatia desde a infância até a vida adulta. Antes dos 18 anos, por uma questão de nomenclatura, o problema é chamado de Transtorno de Conduta", escreve a autora na página 170.

Em seguida, ela lista 19 características comportamentais que, se verificadas em um padrão repetitivo e persistente, podem fazer soar o alerta de que algo está errado.

"Não pretendo ser pessimista, no entanto não seria honesto da minha parte afirmar que a psicopatia infanto-juvenil atualmente tenha uma solução satisfatória. O máximo que podemos fazer é adotar posturas no trato com essas crianças no intuito de melhorar a forma como a psicopatia vai se manifestar no futuro", alerta a médica.

Em um trecho do livro, ela resume como se dá a percepção do mundo por esses criminosos: "Para os psicopatas, as outras pessoas são meros objetos ou coisas, que devem ser usados sempre que necessários para a satisfação do seu bel-prazer."

Confira os 19 indícios apontados por "Mentes Perigosas".

*

1- Mentiras frequentes (às vezes o tempo todo)

2- Crueldade com animais, coleguinhas, irmãos etc.

3- Condutas desafiadoras às figuras de autoridade (pais, professores etc.)

4- Impulsidade e irresponsabilidade

5- Baixíssima tolerância à frustração, com acessos de irritabilidade ou fúria quanto são contrariados

6- Tendência a culpar os outros por erros cometidos por si mesmos

7- Preocupação excessiva com seus próprios interesses

8- Insensibilidade ou frieza emocional

9- Ausência de culpa ou remorso

10- Falta de empatia ou preocupação pelos sentimentos alheios

11- Falta de constrangimento ou vergonha quando pegos mentindo ou em flagrante

12- Dificuldades em manter amizades

13- Permanência fora de casa até tarde da noite, mesmo com a proibição dos pais. Muitas vezes podem fugir e levar dias sem aparecer em casa

14- Faltas constantes sem justificativas na escola ou no trabalho (quando mais velhos)

15- Violação às regras sociais que se constituem em atos de vandalismo como destruição de propriedades alheias ou danos ao patrimônio público

16- Participação em fraudes (falsificação de documentos), roubos ou assaltos

17- Sexualidade exacerbada, muitas vezes levando outras crianças ao sexo forçado

18- Introdução precoce no mundo das drogas ou do álcool

19- Nos casos mais graves, podem cometer homicídio.

Vale ressaltar que essas características são apenas genéricas e que o diagnóstico exato só pode ser firmado por especialistas no assunto. Além do mais, o leitor deve atentar para a frequência e a intensidade com as quais essas características se manifestam.

É muito comum e até compreensível que os pais de jovens com características psicopáticas se perguntem quase sempre em um tom de desespero: "O que nós fizemos de errado para que nosso filho seja assim?" Os pais se sentem culpados por acharem que falharam na educação dos seus filhos e que não souberam impor limites. Isso é um grande equívoco! Não resta dúvida de que a educação, a estrutura familiar e o ambiente social influenciam na formação da personalidade de um indivíduo e na maneira como ele se relaciona com o mundo. No entanto, esses fatores por si só não são capazes de transformar ninguém em psicopata.

Reflexão de autoria de Hildebrando Menezes

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/900211-mentes-perigosas-aponta-19-indicios-de-um-candidato-a-psicopata.shtml

Navegando Amor
Enviado por Navegando Amor em 11/03/2010
Reeditado em 24/03/2012
Código do texto: T2132542