Amigos e “amigos”

Amigos são cristais. Raras espécies. Os verdadeiros não possuem língua quando esta não serve para confortá-lo, para orientá-lo.

- São generosos e sentem contigo a mesma dor emprestando o ombro para as tuas lágrimas e confortando o teu coração sofrido.

Não possuem ouvidos quando outros trazem notícias falsas ao seu respeito ou difamam a pessoa que você é.

- Porque tem gravado na mente e na alma a pessoa que você é e sabe que as tuas intenções não ‘batem’ com a maldade esparramada pela língua felina da fera maldosa e predadora.

Não possuem braços para acolher aqueles que não são seus amigos. Não possuem pernas para chegar até o outro lado da ponte e cochichar de você.

- Uma espécie de ‘sexto sentido’ os protege do assédio insano e interesseiro que objetiva apenas destruí-lo, sem perder de vista a confiança no gênero humano.

Não possuem a maldade de espalhar ao vento segredos confiados a eles e muito menos a malícia de inventá-los.

- Sabe calar e falar na hora certa ou incerta visando apenas o teu bem para que ao final da ponte sinta o perfume das flores de uma amizade sadia repleta de lealdade.

Não possuem coração que dê morada à inveja, ao cinismo ou a falsidade. Não possuem cérebro que aceite a hipótese de algo feri-lo.

- Conhece o seu potencial e crê no do amigo. Alegra-se com as conquistas e a felicidade do outro, sem o sentimento sórdido da inveja.

Amigos são seres únicos e nenhuma palavra é bastante para defini-los, assim como o amor. Amigos são irmãos, são cúmplices, são uma sociedade risonha de pessoas anjos, pessoas íntegras, pessoas almas.

- E nessa cumplicidade constroem lindas páginas de amor que se perpetuam ao longo do tempo ensinando valores nobres e convivências fortes, sensíveis, saudáveis e felizes.

Quando perder algum, vá atrás, busque respostas. Cuide do arranhão. Com o tempo ele serve de lição para que não existam mais erros. Se isso repetir espere que ele venha até você e receba-o de braços abertos, deposite toda a bondade e pureza do seu coração no perdão, Ah, mas se pela terceira vez ele o ferir, esqueça, descarte-o. Não fique triste ou lamente a perda. Se enquanto você acreditou existir amizade foi fiel, a perda não foi e nunca será sua.

- Releva os ‘mal entendidos’ sabendo que todos têm momentos bons e ruins e que não é sempre que são esses conduzidos pela pureza de nosso inviolável coração, mas produto dos erros da natureza humana que estão enraizados na deformação de que fomos educados, nos desvios da aprendizagem, ou na estrada da vida e que sofremos silenciosos ou angustiados ao perceber que não nos livramos ainda, apesar dos esforços para conseguir. Coloca-se no lugar do outro e pensa assim... E se fosse eu que fizesse ou sofresse isso? Perdoaria? Seria perdoado? É o maior enigma e mistério da amizade... Porque como bem disse hoje a amiga querida Luciana Campos: (...) ' aprendamos: a única pessoa a passar toda a nossa existência conosco somos nós mesmos'. Do que deduzo que precisamos primeiro é perdoar a nós mesmos... Para sermos sinceros no perdão ao outro.

Amigos são cristais, os verdadeiros não quebram, pois tanto eles como você sabem valorizar uma preciosidade. Cuide na vida do que vale a pena. O resto deixe que a própria vida destrua.

- É pedra preciosa lapidada pelo ourives do universo na sua mensagem divina contida no relicário sagrado de sua alcova... ‘Amai-vos uns aos outros como eu vos amei’...

Pode doer perder alguém que para você foi importante, mas permita-se alcançar outros horizontes. As estradas são longas e muitos as cruzam, mas só os iguais seguem juntos o mesmo caminho.

- E saber que não se está sozinho nessa caminhada, te enche de esperanças e alegrias para cumprir a jornada rumo à felicidade. Uma mão amiga te assegura partilhar de momentos inefáveis e sentimentos vestidos da mais bela e transparente pureza da alma... Isso te traz uma paz guerreira...

E não esqueçam, AMIGOS são cristais. Só os verdadeiros resistem aos trancos e arrancos e permanecem intactos, porque neles, a palavra amizade tem o mesmo significado que para você.

- Assim, também , quando a tristeza quiser fazer em ti morada, a lembrança de que tem um amigo de verdade, amplia o teu leque de possibilidades e tudo se reverte em alegria nos teus sentimentos e atos. E VIVA A AMIZADE!

Dueto: Eliane Alcântara e Hildebrando Menezes

Nota: Diálogo com texto original de Eliane Alcântara publicado no Mural dos Escritores link:

http://muraldosescritores.ning.com/profiles/blogs/amigos-e-amigos-1

Palavras que comprovam o valor da amizade, de Eliane Alcântara, em resposta aos amigos que comentaram o seu brilhante texto...

- 'Vamos de mãos dadas', Lívia Tim-Tim a amizade: ) Beijinhos.

- Olha que assim deixa-me mal acostumada, Hildebrando. Nem precisa perguntar, pode publicar sim. É grande a alegria da sua companhia, dos seus diálogos. É acréscimo a tudo o que penso e sinto, então, assino abaixo: ) Parabéns e obrigada pelo acompanhamento, Poeta. Beijinhos...

- Hildebrando, sou amiga de todo mundo. Sou daquelas pessoas que graças a Deus cativam facilmente. O único problema é que eu valorizo quem cativo e por quem sou cativada, mas isso não acontece da parte do outro. E de tanto levar 'cacetadas' aqui e ali comecei a ficar seletiva,RS.É o amadurecimento que chega devagar, mas chega : ) Seja bem-vindo, meu amigo. ..

- Ô, The! Você é uma amiga que quero sempre em meus caminhos. Beijinhos. ..

- Amizade para mim, Ana, é alegrar com o outro e chorar com ele, mas infelizmente amigos cada vez são artigos mais raros. Obrigada pela sua amizade que sei verdadeira : )

Navegando Amor
Enviado por Navegando Amor em 19/03/2010
Código do texto: T2146703