Um comentário (Cada lixo querendo ser luxo)

O TEXTO

___________________________________________________________

Raskolnikov: seu crime e seu castigo (miniconto)

“Desgraçada Alena Ivanovna merece a morte. Deliberadamente, usa e abusa dos mais fracos e empobrecidos. A sua morte não deve ser julgada como crime. O seu algoz está acima do “bem e do mal.”“

Assim, pensando; Raskolnikov toma decisões marcadas pelo meio em que vive. Matar é questão de sobrevivência. Desiludido com a política do Czar pressente que, o seu ato vai iniciar uma mudança na sociedade em que vive. O seu ato heróico no presente, sem dúvida, vai determinar o futuro da sociedade russa. O despotismo dos czares findaria com o assassinato. Os dramas e conflitos vividos por sua classe mudaria com o seu ato.Nicolau, o acoitador teria uma morte justa aos tormentos macabros feitos ao povo, com o seu consentimento.

“Estou aqui para livrar o meu povo. Sou um justiceiro, um delegado do povo russo.”

A pobreza o esmaga. Pensando em Sonia, sua mãe e sua irmã. Levanta os braços ergue o machado e corta a velha usuária ao meio. Determina desse modo o seu futuro, da sua família e de toda Rússia.

Os olhos da justiça se fecham diante do sangue que escorre por sobre a sua cabeça. O derrame sangrento apenas inicia na Rússia.

## Elaborado através da reeleitura do romance “Crime e Castigo” de Dostoievski.

Ana Marly de Oliveira Jacobino

Em: http://www.recantodasletras.com.br/contosdesuspense/2175736

___________________________________________________________

O COMENTÁRIO APAGADO:

___________________________________________________________

Usurária*

O original de longe está muitíssimo mais atraente e envolvente... Dostoievski é o Grande Psicólogo, Aquele que adentra como ninguém na mente humana... Não é um panorâmico idealista de uma Revolução, é o grande representante e defensor de todo e qualquer oprimido por qualquer tipo de Tirania. Tolstoy é que vê a Rússia de cima... De um simples suicídio à linha do trem ele reconstrói toda a sociedade decadente e inglória da Rússia em Ana Karenina... Guerra e Paz é outro Monumento...

Sabe, seria uma afronta à arte repintar a Capela Cistina... Não Afronte o espírito do Grande e atormentado Escritor com essa "releitura"... Deixa Raskolnikov matar a irmã da Usureira Também...

Sebastião Alves da Silva
Enviado por Sebastião Alves da Silva em 03/04/2010
Reeditado em 07/04/2010
Código do texto: T2175814
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.