MEDITAÇÕES BENJAMINIANAS

I

Vivemos uma época privada de futuro. A espera do que virá não é mais esperança, mas angústia. No entanto, há uma palavra mágica: PASSADO.

Vamos despertar as centelhas de esperança que povoam o passado!

Por que esta insuperável barreira entre os mortos e os vivos?

Nossos “ancestrais espirituais” nos colocam questões que não conseguiram solucionar. Eles nos enviam sinais, nos interrogando, na esperança e na expectativa de aprender aquilo que não puderam aprender em seus tempos. Os mortos só sabem o que sabiam no momento da morte e nada mais. Eles se esforçam para penetrar na vida e participar do saber dos homens, na esperança de que os vivos possam, finalmente, promover a REDENÇÃO dos que foram vencidos pela História.

.....................................................

II

“Os homens como espécie estão, decerto, há milênios, no fim de sua evolução; mas a humanidade como espécie está no começo.” (Walter Benjamin)

.....................................................

III

SOBRE GUERRAS MUNDIAIS:

“Massas humanas, gases, forças elétricas foram lançadas ao campo aberto, correntes de alta freqüência atravessaram a paisagem, novos astros ergueram-se no céu, espaço aéreo e profundezas marítimas ferveram de propulsores, e por toda parte cavaram-se poços sacrificiais na Mãe Terra (...) A técnica traiu a humanidade e transformou o leito de núpcias em um mar de sangue.” (Walter Benjamin)

PROF. DR. SÍLVIO MEDEIROS

Campinas, é inverno de 2006.