Meu Sorriso, Minha Vida – Sorrindo o Sorriso de Deus

Há algum tempo abordaram-me com uma questão: "o que você sugere para o seu epitáfio?" Pensei muito. Entendi que a pergunta não era simplesmente parte de um padrão de perguntas e respostas, mas um convite à reflexão sobre a vida. Escrevi, então, um pouco do que seria meu epitáfio, minha maneira de ver a minha vida. Adido a outros textos que já escrevi, meu epitáfio daria um livro, o livro da minha vida, do meu sorriso, partilhando o Sorriso de Deus.

Aprendi muita coisa importante no decorrer dos meus dias. Isso me fez sorrir com brilho no olhar.

Muitas teorias se desfizeram e eu pude acompanhar e sorrir o sorriso daquela vitória do tempo e da consciência. Aprendi que a paciência nutre a compreensão e provoca o sorriso.

Vi muita gente se perdendo em um mundo de fantasias e sorrindo sem saber o motivo. Aprendi que a falsidade e a ilusão não têm sentido, mas a verdade dá motivos para sorrir.

Desejei má sorte aos meus desafetos, como a pior das vinganças. Isso não provocou meu sorriso, e lamentei em meu pranto de dor. Aprendi que meu desejo é importante, que devo partilhar o perdão, pois o desejo de perdoar causa o sorriso.

Vi o mundo desmoronar. Chorei, experimentei a fraqueza e acolhi o sofrimento. Aprendi que mesmo fraco eu posso vencer. O sofrimento provoca o desejo da vitória, que faz sorrir.

Aprendi que caminhar com a certeza de conquistar um ideal é impulso para a alma. Aprendi a conquistar e cativar me deixando ser conquistado e cativado.

Aprendi a sorrir com a transparência da minha alma, e por isso valorizo o sorriso. Aprendi que a partilha da vida se dá de forma simples e agradável, ela se dá no sorriso sincero, transparente, vivo, sofrido, chorado, conquistado.

A serenidade tornou-se minha companheira, e com ela aprendi a valorizar a derrota, a queda, o sofrimento, o pranto, a perda... e por isso aprendi que a conquista não está só na luta que lutei sozinho, mas na partilha que recebi e contribui, no abraço que me uniu a outras realidades que eu não conhecia, no olhar que penetrou minha alma e que pude retribuir, na palavra que me acolheu e na acolhida da minha, no sorriso que me sorriu e contagiou o sorriso que eu sorri.

Aprendi que é possível lutar e conquistar se eu me deixar cativar por Deus. E hoje sorrio, beijo, abraço, escuto, falo, venço, amo, vivo com o Sorriso de Deus, de quem aprendi o valor da vida. Valeu (e ainda vale!) a pena meus muitos erros, derrotas, lágrimas, sofrimento...

É isso. Deus nos guarde e nos conceda seu Sorriso.

Toninho Miguel
Enviado por Toninho Miguel em 11/04/2010
Código do texto: T2190097
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.