O dia do beijo

O que um beijo significa para você? Demonstração de afeto? Amor? Para a sociedade contemporânea certamente sim, mas nem sempre beijar alguém foi demonstração de bons sentimentos. Por exemplo, os persas usavam o beijo para demonstrar a classe social: homens da mesma classe se beijavam na boca e se um dos homens fosse de classe inferior, o beijo era dado no rosto.

Na Idade Média, o beijo era usado para consagrar acordos financeiros entre os senhores feudais, naturalmente ato exclusivamente masculino, como o caso dos Persas.

Para completar essa lista de beijos e símbolos, vou citar o beijo mais famoso da história: o beijo da traição de Judas. Para os cristãos, um marco na paixão de Cristo, pois simbolizou o ápice da traição humana representada pela figura de Judas. Para os céticos, apenas um ato que deveria acontecer, pois Judas era, assim como todos nós, ambicioso e temia a própria morte.

Enfim, existem várias interpretações, diversas correntes e discussões; entretando, meu objetivo é deixar um questionamento acerca deste caso em especial: quantos de nós já não fomos beijados por diversos Judas? Quantas vezes nós mesmos não fomos os Judas, os delatores e traidores? Em face ao desespero, certamente não agiríamos bravamente, tal qual Jesus ao deparar-se com a morte. Seria muito mais fácil tomarmos a posição de Judas: um humano imperfeito como todos nós. Portanto, não julgue quem usa de um beijo para disfarçar as suas imperfeições humanas. Somos iguais.