Vergonhas

- De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)

Percorrendo os noticiários causou-me tristeza a imagem postada sobre o dia seguinte á festa de comemoração dos 50 anos de Brasilia: mostrava um gari entre restos de lixo, montes de plastico, copos, pratos e o que mais jogaram os "festeiros" na rua, nas calçadas, na grama. Aliás, quase nao se via nenhum desses, grama, rua ou calçada, na foto. E a sociedade tem orgulho de sua gente! Nao desmereço a festa, sua motivação ou propósito, nao me cabe tal coisa. Mas me cabe a indignação, o protesto e a vergonha pela falta de educação, respeito e civilidade de ser humano entre humanos tão...desmazelados, emporcalhando o meio ambiente, as vias de acesso publicas, a cidade, o bairro. Assim procedem em suas casas? Desconhecem ser a cidade uma extensão de seu lar? Triste visao a desse povo que nao cuida do que é seu. Em pleno seculo XXI, com todo progresso tecnologico, cientifico entre outros, alguns regridem e até incitam a barbarie e a ignorancia. Belos exemplos a filhos e netos... como li em outro artigo " falamos tanto em deixar um planeta melhor a nossos descendentes, mas que filhos e netos vamos deixar para o planeta"?

E então, quando sucede um temporal, enchentes, deslizamentos, culpa-se ao governo, á terra, ao tempo... e onde nossa parcela? Com tanto lixo á deriva, com tanto descaso florescendo, com tão pouco sendo feito? Nao defendo os governantes, apenas coloco o pensamento que educar um povo começa pela escola, pelo exemplo em atos, e a julgar pela foto na internet este é nulo, inexistente. Claro, estou generalizando, há ainda os concientes, exceções existem e por certo houve quem usasse os meios disponiveis colaborando com a coleta seletiva e o zelo pelo bem publico que no fundo é pessoal, afinal é de uso de cada um.

Com tudo isso, e o muito mais que acontece no mundo, há que se pensar na frase acima citada, pois nos dias de hoje, com as coisas como estão e com atos assim irracionais, imorais até, a vergonha nao é apenas por ser honesto, mas a vergonha de pertencer a essa raça humana.