A paz! Uma reflexão...

A paz assim como o amor... É um processo de vida. Não é algo parado e estanque, pelo contrário, há toda uma dinâmica envolvida! Inicia-se no ventre materno quando somos alimentados pelo afeto e cuidados que a mãe e o ambiente que circunda nos propiciam. O bebê percebe tudo isso.

Dali em diante começa a maior complicação. O próprio nascimento é uma ruptura porque nos afastamos do calor afetivo e somos jogados ao mundo de forma não muito agradável. Cortam o nosso cordão umbilical e somos obrigados a enfrentar uma realidade muitas vezes difícil e inóspita. Temos que ir à luta. Chorar pra mamar. Dentição que surge e incomoda e por aí vai... Começa um longo aprendizado que vai pela vida afora.

Na fase da puberdade e adolescência começamos a burilar o nosso caráter de uma forma mais incisiva. A lapidar conceitos do que é certo e errado. Valores que a sociedade nos impõe e outros criados por nós mesmos. Regras. Costumes. A fase da rebeldia que para muitos vai pelo resto dos seus dias quando os teus princípios não batem muito com o status quo vigente. Principalmente nas questões que envolvem o tripé: Igualdade, Liberdade e Fraternidade... E a justiça permeando a cada uma delas.

Pulamos para a fase adulta das responsabilidades. Trabalho para sobreviver. Educação mais apurada. Namoro. Casamento. Prole. Espiritualidade. Amor à natureza. Amizades que se solidificam. Comunhão com o Criador. Reflexão apurada. Silêncios. Solidão. Auto-estima. Educação da prole. Busca da liberdade responsável. Amor ao próximo. Alegria refinada. Lazer... Uma gama enorme de atividades que quando percebemos o tempo implacável passou.

Aí começamos a envelhecer. Aposentadoria. Doenças. Dores reumáticas. Ficamos mais exigentes consigo mesmos e com os outros. A PAZ acontece quando temos a consciência de que trilhamos bem todos os passos anteriores.

Ela vem como prêmio e não como castigo naquilo que reflito sempre... Fuja da ‘paz dos cemitérios’. Se você sonhou e lutou pelos teus sonhos: SOUBE VIVER! Se a cada dificuldade maior se acovardou e fugiu... Vive em permanente conflito interior. Angústia. Rabugice. Intransigência. Grosseria. Manipulações. Falsidades. Solidão. Mentiras...

Enfim, tudo aquilo que deixou de fazer bem nas outras fases da vida, voltam em dobro de forma implacável e inapelável. É a lei do eterno retorno. Então aproveite bem o teu tempo e VIVA! De preferência com muito amor e poesia.

PAZ para nós todos.

Hildebrando Menezes

Navegando Amor
Enviado por Navegando Amor em 24/04/2010
Código do texto: T2216577