COMO FICAM OS FILHOS NA SEPARAÇÃO CONJUGAL

A separação conjugal é facadas que os pais dão nos filhos pequenos todos os dias. Pior, porém, é que essas facadas são dadas nas costas, pois, em favor de sua felicidade, os pais separados obrigam os filhos pequenos a infelicidade.

Antes de casarem-se, os pais têm oportunidade de escolher o parceiro para a vida. Se depois de casados não são felizes é porque não aproveitaram bem a oportunidade de escolha que tiveram. Sendo assim, não têm o direito de obrigar os filhos a suportar a infelicidade decorrente da má escolha de seus pais, pois, enquanto crianças, os filhos não têm direito a escolha.

Por se sentirem incapazes de suportar a infelicidade decorrente de sua má escolha, os pais separados obrigam os filhos pequenos a suportá-la.

Porque já têm estrutura emocional, é fácil para os pais suportarem a infelicidade decorrente de suas más escolhas em vez de obrigarem os filhos pequenos a suportarem a infelicidade decorrente da má escolha dos pais com a frágil estrutura emocional que têm.

Ao separarem-se, os pais obrigam os filhos pequenos a suportar a infelicidade que eles não querem suportar. Diz o ditado, porém. que o mal que não se quer para si não se deve querer para os outros, muito menos para os próprios filhinhos.

Pais que se separam podem ser comparados a um adulto numa pequena canoa a descer o rio com uma criança a bordo em um dia frio. Por estar a o barquinho a afundar por não poder conter os dois, o adulto põe a criança para o lado de fora a flutuar segura na borda da canoa e fica ele a desfrutar do aconhego do interior da embarcação.

Há coerência aí?

Então, pais? Pensem bem antes de fazer suas escolhas e depois assumam a responsabilidade por elas, suportando vocês o dano e não suportando seus filhos pequenos a suportá-lo.