E a lealdade, o que é?

E a lealdade, o que é?

Lealdade é coisa rara e como tal carrega em si um grande valor.

Lealdade é sinônimo de verdade, pois que ser leal significa acima de tudo ser verdadeiro.

Eis, então, que a lealdade é atributo do caráter humano.

É ela a lealdade que enriquece qualquer relação humana: seja uma amizade, seja um romance, seja uma relação de trabalho.

A lealdade está estritamente ligada a sinceridade, pois que não é possível alguém que não é sincero, ser realmente leal.

A lealdade não é produto da idade, nem da experiência.

A lealdade é produto de uma consciência que não é egoísta, mas sim solidária.

Ser leal, significa fazer o que é certo, não para estar em paz com os outros, mas para estar em paz consigo e com seus princípios.

Eis que a lealdade sendo algo tão grande, não é atributo apenas dos seres humanos, mas também dos animais.

Lealdade é, para mim, um exercício contínuo: o exercício de estar sempre me aceitando com minhas qualidades, meus limites, minhas capacidades, limitações e imperfeições.

Mas, ao me aceitar de cara limpa, da maneira que sou e não da maneira que queria ser, eu acabo por me atribuir uma obrigação.

É que, ao me aceitar da maneira que eu realmente sou, com todas minhas imperfeições e limites, eu acabo me comprometendo a aceitar também as imperfeições e limites dos outros.

Eis que lealdade é tudo isso: honestidade, sinceridade, verdade.

Lealdade é acima de tudo fruto de uma mente livre e de um coração sensível, capaz de entender e aceitar que ninguém é obrigado a seguir um modelo.

Eu não sou nem de longe o modelo de pessoa que gostaria de ser.

Ninguém é realmente modelo de coisa alguma.

Isso porque modelo é padrão, é norma.

Mas, padrão é coisa de máquina.

Gente é alma, é puro coração.

Gente erra, querendo acertar.

Gente acerta, apesar dos erros.

Gente aprende com os erros.

Quando uma máquina erra e falha; nós jogamos a máquina fora, mas não podemos fazer isso com as pessoas.

O ser humano é falho, mas suas falhas não serão em vão se ele(a) aprender com seus erros, suas falhas.

Ser leal é acima de tudo se aceitar e se aceitando, passar a aceitar o outro também.

Eu diria que a lealdade está muito ligada a tolerância.

Sim, porque para aceitar nossas imperfeições e limites, é necessário termos serenidade, paciência e tolerância.

Ser leal, no entanto, não significa sermos passíveis diante das injustiças do mundo. Pelo contrário, ser leal significa lutar por justiça e por tudo que é direito e dever do ser humano: respeito, igualdade, dignidade, etc.

Mas, ser leal significa, acima de tudo, ser cuidadoso e cauteloso.

Devemos ter cuidado e cautela para não ferir aqueles que estão ao nosso redor.

Devemos ter cuidado para não minar o outro em seu sonho, em sua luta.

As palavras, às vezes ferem profundamente e devemos ter cautela para não matar no outro sua ânsia e vontade de viver.

É por isso que ser leal é, ao meu ver, acima de qualquer coisa, ter respeito: respeito por si mesmo e pelo outro.

Marcos Welber
Enviado por Marcos Welber em 14/05/2010
Código do texto: T2256376
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.