A Arte de Ver

Ver é acreditar poder transcender aos limites do lógico visível,e dirigir o esforço da visão pelo caminho da oculta dimensão de cada ser e de toda imagem.

Olhar,ver e enxergar são atos geradores de nossa capacidade de visualização,mas em diferentes graus de elevação enquanto diferem quanto ao caráter da observação.

OLHAMOS os carros que passam em alta velocidade,mas nesse ato,as vezes,estamos privados de determinar as cores dos veículos,pois,OLHAR é tocar tão leve sobre a realidade que o objeto passa a nem possuir características próprias...não costumamos definí-los com precisão.

No VER está sugerida uma certa pausa,ainda pequena,mas que permite colher um pouco do pensamento e direcioná-lo,em forma de atenção,à figura em análise;por exemplo,vislumbrar uma foto que provoque um prazer transitório.

Mas pensemos no verbo ENXERGAR,que desde a pronúncia nos propõe o compromisso de um "ver" mais alongado e profundo...rico em reflexão,e possibilitando um toque de idealização que é imprescindível para desvendar o mistério por detrás do óbvio.

Assim, é que ENXERGAMOS a tristeza através de um sorriso,ou a beleza intrínseca de um alguém do qual,antes,nada se esperava.

Ver é mais do que olhar ,e menos do que enxergar;é arte de seguir as pistas...é movimento intelectual da alma dos artistas.

Queres um teste simples para provar?...Pois,cada pessoa tem,em sua vida,a importância que a dás pelo nível do teu olhar:

Você CUMPRIMENTA quem OLHA,

GOSTA de quem VÊ,

Mas só AMA a quem pode ENXERGAR.

Heli Paula
Enviado por Heli Paula em 26/08/2006
Reeditado em 26/08/2006
Código do texto: T226010