OS CAMINHOS DA VIDA CONDUZIDA POR DEUS

O autor do livro dos Provérbios, o sábio Salomão, expressa Deus, que é Amor (melhor definição de Deus, dada pelo evangelista João) de forma poética e envolvente. Dele aprendemos a observar nossa vida sob a ótica do amor, da atitude de cativar e deixar-se cativar, permitindo-nos a condução de Deus em suas diversas formas, enxergando a presença divina a cada momento da Sua suave e encantadora manifestação.

Em Prov. 30, 18-19, o autor fala de quatro exemplos para nós: A Águia voando no céu; A Cobra se arrastando nas pedras; O Navio no meio do mar; O Caminho do homem com a mulher. Vamos partilhar um pouco desse ensinamento.

A ÁGUIA vê as coisas do alto. Portanto, quando enfrentarmos dificuldades e desafios na vida, olhemos as coisas da perspectiva de Deus, e não das nossas perspectivas... elevar a Deus nossas orações e preces antes de nossas decisões é fundamental para sorrirmos a presença de Deus em nossa vida.

Conta certa fábula que uma moça estava tricotando, e resolveu fazer detalhes bordados muito bonitos. Ao mesmo tempo em que fazia isso, reclamava da vida: que mundo injusto, tanta gente sofrendo, tanta coisa errada... Uma senhora que estava perto da moça pegou o bordado e olhou pelo lado avesso e disse: que coisa feia! Essas linhas todas embaralhadas, desencontradas! A moça disse: não é feio! Você está olhando do lado errado, é bonito, veja do lado certo. Aquela senhora então disse à moça: você está olhando também do lado errado, olhando a vida do lado errado!

Deus tem um plano para cada criatura, e o plano de Deus só é enxergado do ponto de vista de Deus, do ponto de vista do alto. Portanto, haja o que houver, vamos sempre olhar tudo, olhar a vida do ponto de vista de Deus.

Quando existe uma grande pedra, um grande obstáculo, a COBRA não tenta remover o obstáculo, ela o contorna. Quando enfrentarmos os muitos obstáculos que a vida nos colocar, aprendamos a contornar sem nos ferirmos. Contornar as atribulações, dificuldades sem nos ferir e sem ferir alguém. Aprendamos a ser maleáveis sem negociar aquilo que é essencial. Façamos exercício de paciência e espera confiante no Pai.

O NAVIO no meio do mar nos ensina a grandiosidade de Deus e a nossa pequenez. O navio é altaneiro, é forte, invade o mar, como que rasgando suas águas... enquanto que nós somos pequeninos e precisamos do Criador a todo momento para enfrentarmos as águas da nossa vida.

Vamos olhar para Deus e colocar Jesus no primeiro lugar de tudo o que fizermos na nossa vida.

Não há explicação, mas o matrimônio, que é o CAMINHO DO HOMEM COM A MULHER, é tão sagrado que Deus comparou seu relacionamento com seu povo ao casamento. A Igreja de Jesus Cristo é sua noiva. Portanto, o esposo cuide muito bem da sua esposa e a esposa cuide muito bem do seu esposo, assim como os pais de seus filhos e os filhos de seus pais, sempre sob a condução divina e o Sorriso carinhoso do Pai, vendo as coisas do alto, seguindo com paciência e vivendo com Deus.

A águia, a cobra e o navio não deixam rastros. Vivamos vidas cristãs sinceras e verdadeiras e não deixemos rastros, deixemos marcas. E que nossas marcas sejam o reflexo carinhoso do caminho da vida orante conduzida por Deus, sem medo de lutar pela certeza que Ele nos coloca a cada instante para vivermos.

É assim que Deus nos cativa, é assim que nos deixamos cativar por Ele. Que a cada momento Ele se mostre a nós através das pessoas e através de cada exemplo de fé que, muitas vezes, procuramos não enxergar... não vamos ficar alheios à vida. Vamos, ao contrário, vivê-la com Alegria. E a Alegria é Deus.

“No amor não há lugar para o temor; ao contrário, o amor desaloja o temor” (1 Jo 4, 18a).

Toninho Miguel
Enviado por Toninho Miguel em 23/05/2010
Reeditado em 23/05/2010
Código do texto: T2274393
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.