“Você tem muitos objetivos a alcançar nesta vida. O maior e mais valioso deles é conquistar a misericórdia e o amor de Deus. O amor de Deus irá lhe adicionar a sabedoria que você precisa para alcançar paz interior inabalável. Todos devem esforçar-se para ter uma compreensão da verdadeira natureza do Divino. Se você quiser ter sucesso nessa busca, deve cultivar o espírito de serviço e envolver-se em boas ações que resultarão na gratidão de todas as pessoas. Assim, você não somente realiza a tarefa de purificar sua consciência, mas também a de tornar-se um candidato apto a alcançar a vitória espiritual.”
Sathya Sai Baba
 “Somente a aquisição do conhecimento mais elevado pode cumprir o propósito principal da vida humana. Esse conhecimento torna a pessoa consciente de que o corpo não é inerte, insensível, mas é realmente a própria consciência se manifestando como a personificação do "Ser-Consciência-Bem-aventurança" (Sat-Chit-Ananda). Quando essa verdade surge e é experimentada, a pessoa é libertada. A pessoa é liberada do nevoeiro da ignorância (Ajnana), mesmo nesta vida. Ela torna-se um Muktha Jivan: uma pessoa liberada ainda durante a vida.”
Sathya Sai Baba
 “O papel de um monge (Sanyasi) pode ser comparado a uma espécie de peixe. O peixe movimenta-se nas profundezas do lago, não vai estar parado em um ponto. E enquanto se desloca, o peixe come minhocas e os ovos de parasitas, limpando assim a água. Igualmente, o Sanyasi deve estar sempre em movimento, viajando pelos cantos da terra. Seu dever, através de seu exemplo e preceito, é limpar a sociedade do mal. Ele deve transformá-la, por seus ensinamentos, em uma sociedade livre do vício e da maldade.”
Sathya Sai Baba
 “Viver uma vida regulada e disciplinada é essencial. A verdadeira educação deve treiná-lo para observar esses limites e restrições. Você sofre grandes dores e assume privações para dominar o conhecimento deste mundo. Da mesma forma, você segue com rigoroso cuidado as rotinas para desenvolver seu físico. Portanto, qualquer que seja seu objetivo, você precisa obedecer o código apropriado de disciplina.”
Sathya Sai Baba
 “A natureza é esplêndida, com muitas cores. Quando você usa óculos com lentes azuis, vê apenas a cor que está usando, não é? Se o mundo lhe parece cheio de diferenças, é inteiramente por sua falha. Se tudo parece ser um, isso também é devido apenas a seu amor. Para ambos, o sentimento em você é a causa. É somente porque alguém tem falhas em si que vê o mundo como defeituoso. O Senhor olha sempre para o bem, não para falhas e pecados. Ele só vê a justiça! Desenvolva bondade e justiça. Viva e aja com alegria e amor. Esses dois são suficientes para alcançar a salvação.”
Sathya Sai Baba
 “O verdadeiro tapas, ou ascetismo na vida, é observar as disciplinas e restrições conforme prescritas. A mente é o primeiro dos três instrumentos internos dos seres humanos. Temos de proteger a mente de modo que apego, paixão e emoção não entrem. Esses extremos são naturais à mente. As ondas que se erguem em fúria na mente são a luxúria, a ira, a avareza, o apego, o orgulho e a inveja – esses seis são seus inimigos internos. Luxúria e ira trazem os quatro restantes. Para nos libertar desses inimigos internos e continuar no nosso caminho espiritual, devemos observar as práticas espirituais.”
Sathya Sai Baba