Maturidade não tem idade

Acredito que maturidade não tem idade (penso que já li, ou ouvi isso de alguém, não lembro quem, mas ao dono(a) da frase, os seus devidos créditos e parabéns!).

Há quem diga que a maturidade surge com os anos, já eu creio que ela surge com experiências e/ou principalmente observações, independente se estas ou aquelas ocorrem em 5 anos ou 5 dias, tudo depende quase que apenas do bom-senso do indivíduo sobre todas as coisas.

Penso que não são os cabelos brancos que conferem sabedoria a alguém, ou nem mesmo que as marcas de preocupações na testa respondam se as aflições foram bem resolvidas, ou que os óculos de grau indicam uma boa e aguçada vista diante do mundo, das pessoas, e dos fatos. Enfim, aquela figura do bom e sábio idoso de cabelos brancos, rugas e óculos de grau pra perto e longe, não é exatamente um retrato da maturidade, mas talvez apenas dos muitos anos de vida, e só.

Óbvio que não quero tirar o mérito do tempo em acrescentar sabedoria e sensatez a alguém-conferindo-lhe então, certa maturidade. Mas o que é o tempo diante das experiências e observações que podem acontecer a qualquer momento? Em um piscar de olhos pode haver em uma pessoa um clarão de pensamentos ao se deparar com uma situação, que esse indivíduo talvez jamais teria durante toda uma vida se não tivesse parado para observar aquilo, ou se ele não tivesse decidido experimentar viver algo bom e promissor naquele momento específico. O tempo é apenas uma variável na função dos acasos e escolhas da vida.

Uma pessoa qualquer, por exemplo, pode escolher observar mais atentamente a um mendigo na rua um dia, e perceber realmente, naquele exato momento, a tragédia que representa aquela situação e então se motivar a pensar em maneiras de não estar naquele mesmo estado, traçar metas na vida e vir a se tornar alguém de sucesso e boa conduta.

Como também, alguma outra pessoa, pode ser de origem humilde, e ocasionalmente um dia se deparar com um trecho de algum livro, escrito em algum lugar, e se interessar pela leitura, pelo conhecimento, e começar enfim a experimentar os estudos, e permitir que boas reflexões grafadas possam lhe aconselhar, e por conseqüência crescer em intelecto, e também vir a ser alguém de sucesso.

Mas pode ocorrer de a primeira pessoa jamais observar atentamente a um pedinte, e nunca tirar disso a sua lição proveitosa. Ou também pode acontecer de a outra pessoa mesmo ao ler algum trecho de algum texto que lhe interesse, mas por algum motivo, jamais vir a experimentar a leitura mais a fundo e continuar com os mesmos pensamentos estagnados e pobres de sempre, e também não tirar dos estudos a sua lição proveitosa. E ambos jamais amadurecerem sobre esses aspectos por não observarem o mundo a sua volta, por não experimentarem as boas oportunidades.

A maturidade enfim, não tem idade, ou retrato, ou fase, e ela ocorre quando nos permitimos observar o que se passa ao nosso redor e paramos para refletir, e a reflexão nos ocasiona alguma mudança pra melhor, ou quando decidimos experimentar algo promissor, que também nos permitiria uma mudança pra melhor. Para amadurecer basta apenas, observar e/ou quando aprouver experimentar e sabiamente aplicar as conseqüências disso na vida, seja com que idade for.

Camila Trideli
Enviado por Camila Trideli em 11/06/2010
Reeditado em 11/06/2010
Código do texto: T2313975