Amigos

      Começarei com uma pequena parte de uma frase de um bom rock gótico, da banda NIGHTWISH, que escutava enquanto vinha para o trabalho hoje, “See you latter...” ...
 
      Sim eu prometo que os verei mais tarde, se não de corpo presente, pelo menos em meu coração.
 
      Se não os vir em pessoa, eu os verei com os olhos de minha mente. Sempre tentarei focar meus pensamentos tentando mentalizá-los todos em PAZ e alegria, nem que seja para, pelo menos, sentir meu amor humano sendo dividido com os que de alguma forma aprendi a amar.
 
      Do fundo de minha alma vivente, do interior de meu espírito mental, eu gostaria de agradecer a todos vocês. Muito obrigado aos velhos amigos que conhecia dos tempos da antiga VARIG. Muito obrigado aos novos amigos que passei a conhecer em minha nova jornada DBA/PROBANK. Muito obrigado a todos os amigos que espalhados por este mundo consegui criar. Muito obrigado a minha família, e em especial aos meus filhos, que muito me fazem ser feliz. Eles foram a razão de ter tido a coragem de assumir uma postura complicada em um mundo cada vez mais “segregador” e passional.
 
      Foram meus filhos que me “obrigaram” a ser quem eu realmente sou, um ateu, Humanista secular, materialista com boas pinceladas céticas, amante de boa parte do epicurismo e da Amizade estóica. Escolhi a ciência e as filosofias como minhas religiões, enquanto estas ajudarem a dignificar a humanidade, e a vida como templo de minha religião.
 
      Esta é a igreja que escolhi. Aquela que me permite ser uno com a verdadeira humanidade que me constitui, e que busco sinceramente. Aquela que me ajuda a construir minha ética, tendo razoável consciência de minhas fraquezas humanas.
 
      Minha igreja não tem templos de alvenaria, muito menos dogmas ou rituais, minha fé me faz construir no presente o meu presente futuro. Minha fé reside na nossa capacidade de, com seriedade, construir caminhos a serem desbravados por nós, ou pelos que juntos desejem caminhar.
 
      Esta é a igreja que ensino aos meus filhos. Ela não segue livros sagrados, mas apenas livros que se ajustam a cada nova descoberta, livros que nos fazem crescer com a vida. Livros que nos mostram nossa pequenez frente a este “inimaginável” grande universo. Livros humanos, livros vivos, livros que se não são coleções de saberes individuais, são eles próprios, reflexo de sabedorias individuais e coletivas. Cada vida é uma fonte inesgotável de sabedoria, frente a complexidade imanente de nossa realidade.
 
      Cada vez que me unifico com ela, aprendo a humildade de sermos passageiros. Devemos, por isto, investir o máximo de esforço na realização máxima de nossa humanidade. Apenas a humanidade nos diferencia dos outros animais.
 
      Em minha igreja, prezo apenas, pela plenitude da vida e da dignidade humana. Prezo uma verdadeira social democracia e uma justiça que engrandeça os seres vivos.
 
      Meu templo é em ultima instância minha GAIA terra, e os seres vivos que com ela simbioticamente se completam. Meu posicionamento é que sou eterno enquanto vivo, em um universo magistral e maravilhoso.
 
      Minha “transcendentalidade” se resume a ser imanente comigo mesmo e com meus irmãos em biologia. O mantra que me faz caminhar é “Se a infelicidade é um fato em nossas vidas, minimizemo-la ao máximo, aceitando ativamente como matéria prima o que temos e o que somos, e trabalhemos para sermos o que desejamos, e para alcançar o que o mundo precisa”.
 
      Assim Amigos, saibam que vos amo. Sigam vossas intuições mais puras e se encontrem com o que vos possa ajudar a serem felizes.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 16/06/2010
Código do texto: T2323578
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.