Um Problema Antigo do Povo Brasileiro - Não Falar e Nem Escrever Corretamente

Entristece-me quando todos os dias eu me comunico com um brasileiro comum: uma faxineira, um pedreiro, etc. Entristece-me ouvir todos os dias pessoas falando e escrevendo errado e nem se dando conta dos erros gramaticais que estão cometendo. Entristece-me ver tudo isso e não puder fazer nada, além de constatar que esse erro não provém do povo humilde e sofredor mas sim do governo, do sistema público de ensino, do despreparo de grande parte dos professores do ensino básico brasileiro, que nem sempre tem uma formação acadêmica na área que atuam.

Pois é, meus caros, falar direito é regalia de poucos no Brasil. Só quem escapa a essa avalanche de erros de português é quem frequentou uma boa escola particular, o resto fica aí falando, "vevi" (ao invés de vive), galfo (ao invés de garfo) e nem percebe, vivem na ignorância gramatical, e, pior ainda, sem culpa alguma. As eleições 2.010 vem aí e a Educação como sempre entra na pauta dos candidatos. Mas daí a combater a velha cultura do erro de Português, que eu julgo que seja o mínimo para uma nação que se diz em desenvolvimento e almejando o progresso econômico e social, isso eu acho que eles não vão nem cogitar nas suas apresentações televisas. Mas é isso aí, já diz aquela velha frase: "O Brasil é o país do futuro." ou será "O Brazil e o pais di futuro"?

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 22/06/2010
Reeditado em 02/07/2010
Código do texto: T2335525
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.