Qual a diferença entre o bom e o mau escritor?

Bem eu não sei! Se alguém souber, por favor, me diga...

Seria a profundidade de seus textos? Talvez não, pode um bom escritor ser simples.

Seria o caráter cientifico do texto? Talvez não, poema não tem valor para ciência e mesmo assim é bom de ler.

Talvez seja preciso fazer outra pergunta, por que um escritor é mais lido do que outro?

Essa pergunta parece bem mais fácil. Primeiramente hoje em dia a propaganda é quem divulga as ideias, mas não bastar ter boa ideias, é preciso agradar o dono da propaganda.

Uma boa dica é ir para a Rede Globo, certamente a pessoa seria muito lida, mas não se pode garantir a qualidade do texto. Quantidade de leitores e qualidade dos escritos são coisas nem sempre vinculadas.

Quem quer ficar rico escrevendo um livro no Brasil corre o risco de escrever algo sem qualidade e sem honestidade. Agora quem queira escrever a verdade sobre as religiões, a verdade sobre a política, sobre as redes de televisão, vai correr o risco de ser lido por alguns poucos eruditas, filósofos, cientistas ou ser censurado pelos meios de comunicação. Mas pode dar sorte de escrever algo honesto e com boa qualidade.

Então eu poderia arriscar que um passo para ser um bom escritor é ser honesto com sigo mesmo, não pensar no lucro que vai ter, mas apenas escrever pelo gosto de ver seus pensamentos fluindo. Talvez hoje, dado o preconceito, o analfabetismo do povo brasileiro, e também do mundial, os seus textos serão engavetados, mas daqui a uns 100 anos, quiçá, 200, se não ocorrer o Apocalipse, se não cair um meteoro na terra ou o planeta não derreter por causa do aquecimento global, você poderá ser lido e compreendido.

O importante é escrever, o risco de não ser lido é grande, mas se você ou eu não escrevermos, o risco é certo de não sermos lido. Dito isso, termino o texto. E se uma ou duas pessoas me ler, já fico por satisfeito.