O Segredo é Sonhar

Estar satisfeito com a vida é um sentimento extremamente controverso. Acordar pela manhã, com a sensação de que o mundo é do tamanho de um grão de açúcar, e que podemos dominá-lo com apenas uma palavra acontece com todo mundo um dia. Não adianta negar.

Às vezes, é o fato de estarmos apaixonados. Sempre que o nosso coração é seqüestrado por um sentimento arrebatador, uma força invisível, porém extraordinária, enche a gente com algo que ninguém pode explicar. Noutras vezes, é o sucesso profissional, ou um período de paz na família, ou uma amizade que preenche a nossa vida de uma forma que nada nos importa mais, só compartilhar com alguém nossos melhores momentos.

Sabemos que muitas coisas conspiram para harmonizar ou não nosso caminho. Mas, na verdade, tudo o que acontece conosco é fruto de uma estatística: 50% decisão, 50% o acaso. É um somatório de “n” coisas que se avolumam em nossas páginas, que vão sendo escritas dia após dia. Como dizia Huxley, o melhor é aprender como lidar com tudo aquilo que nos acontece, e tirar proveito de todas as situações.

A corrida de obstáculos que vivemos é mais complicada do que pode parecer. É um grande desafio nascer e conquistar espaço neste mundo civilizado, seguindo regras civilizadas. Entretanto, os piores animais selvagens que poderíamos conhecer, moram dentro de nós mesmos. São criaturas terríveis, habitam o mais profundo de nosso ser e nos atacam nos momentos mais desagradáveis. Isso mesmo, o medo, a timidez, a ira, a falta de paciência, a língua solta e muitos outros animais que poucos conseguem domar e colocar sob controle, amarrados no fundo do quintal da mente, acabam tornando-se nossos piores pesadelos.

Vencer desafios requer coragem. E, para enfrentar um animal selvagem também. Você precisa ser audaz e olhar dentro dos seus olhos. Toda e qualquer coragem é alimentada com sonhos. A vida da humanidade é possível porque sempre houve quem sonhasse. Enfrentar as dificuldades e saber conviver com as imperfeições que todos temos é um primeiro passo. Sonhar sempre com algo melhor, dias melhores, vidas mudadas e novas realidades é o remédio mais eficaz contra a estagnação que insiste em nos dominar. Sonhar faz bem ao coração, alimenta nossos olhos e nos faz ver muito mais longe. Ajuda a ir contra nossos piores inimigos e destruí-los. Mesmo sabendo que alguns deles nunca poderão ser mortos, mas seremos capazes de amarrá-los lá atrás, nos fundos da nossa vida, e nunca mais nos lembrar de alimentá-los.

Nunca deixe de sonhar. Tire proveito de tudo, mesmo nas piores situações. A vida continua.

As páginas estão ai para serem escritas, não deixe o seu livro ser um amontoado de rabiscos, garranchos e figuras surrealistas. Uma boa história pode começar com a aventura de alguém domando feras selvagens, e terminar com o mundo parecendo um grão de açúcar. Pense nisto!

William Barter
Enviado por William Barter em 09/09/2006
Reeditado em 09/09/2006
Código do texto: T236370