Gratidão

A gratidão é a chave que abre a porta da felicidade. Quando sentimos sincera gratidão a verdadeira felicidade naturalmente se manifesta. E quando estamos felizes, sentimo-nos abençoados e agradecidos. Em essência, felicidade e gratidão são a mesma coisa.

Qual foi a última vez em que você se sentiu verdadeiramente feliz? Certamente também sentia-se grato por algo ou alguém. E a última vez em que se sentiu grato? É certo também que estava feliz. É dicífil pensar em gratidão e felicidade separadas, uma longe da outra, a não ser, claro, quando somos ingratos - este, um dos piores pecados e ingrediente certo para a infelicidade.

É mais fácil pensar que a gratidão vem depois da felicidade mas, como são a mesma coisa, não existe uma ordem específica: a que vier primeiro traz a reboque a outra. Quer ser feliz? Então agradeça, agradeça de coração todos os dias. Agradeça aos seus avós, pais, filhos, irmãos, cônjuges e amigos. Agradeça o céu, a terra, o ar, a água, as plantas e os animais. Agradeça por tudo que tem e por quem você é. Agradeça a Deus pela dádiva da vida. Ao acordar e ir para cama diga "muito obrigado" todos os dias. Não importa as suas condições atuais, as coisas são o que são por algum motivo (o certo escrito em linhas tortas). Mas tenha fé e seja grato, agora. Se a gratidão for sincera, também será a felicidade que a acompanhará, infalivelmente.

Muito obrigado!

Julho de 2010