TEM COISAS QUE NÃO É POSSÍVEL PLANEJAR, ELAS ACONTECEM.

Eu havia escrito um texto sobre a "Preocupação" demorei um tempão prá finalizá-lo. Quando cliquei para que ele seja postado - não sei o que aconteceu - simplesmente desapareceu. Que raiva eu fiquei. Procurei de todas as formas encontrar uma maneira para resgatá-lo e nada. Tive que engolir esse sapo. Só ficava pensando, "puts.... levei mó tempo prá nada". É... tem coisas que não é possível planejar, elas acontecem.

A todo momento planejamos. PREFERIMOS O CONTROLE DA SITUAÇÃO AO INVÉS DA INCERTEZA.Imagine que você é um capitão de uma embarcação marítima na qual, tem o objetivo de atravessar o Atlântico. É imprescindível que se planeje muitas coisas para que seja cumprida a missão: alimentação, combustível, remédios, previsões do tempo entre outros.

NO ENTANTO, O PLANEJAR É UM MERO DETALHE DIANTE DO GRANDE MISTÉRIO QUE É A VIDA. Penso que o Planejar, às vezes nos coloca como Domadores da Vida.

Um domador de leão dentro de uma jaula tenta domesticar um leão selvagem. O domador com sua habilidade racional procura meios para fazer com que o leão obedeça suas ordens; o leão selvagem, simplesmente segue o fluxo natural de seu instinto e reage com um comportamento agressivo.

Com o tempo e muitas feridas esse leão selvagem vai se adaptando às regras do domador, porém, seu instinto está no cerne de sua natureza e vai ter momentos que o domador vai se surpreender diante daquilo que ele havia planejado.Esse leão nunca vai ter a mesma essencialidade que tinha quando vivia livre no seu habitat. Seu instinto vai tentar resgatá-la, porém, as cicatrizes são profundas e nunca mais chegará a essa essência.

O CONTROLE MUITAS VEZES ACABA COM A BELEZA DO QUE É SUBMETIDO; perde-se sua naturalidade, sua essência, seu brilho e, se torna algo superficial, montado, padronizado, igual.

Acredito que quando não conseguimos executar nossos planos, acho que a vida neste momento está dando um NOVO e ORIGINAL tempero para nossa existência. Ela está reagindo contra nosso controle; quer mostrar que A VIDA É MAIS QUE CAUSA E EFEITO; ela é inconstante, indomesticável. Ela quer preservar sua beleza que vem do que é natural. E essa beleza nos coloca diante do mistério da vida que é intransponível.

ESSA INCAPACIDADE DE COMPREENDERMOS ESSE MISTÉRIO É QUE PROPORCIONA A BELEZA. Nós vamos desejá-la até o fim da nossa vida, pois nunca vamos consumi-la.

Eu procuro planejar tudo sim, a fim de que possa estar preparado contra as intempéries da vida; sou humano, tenho minhas inseguranças, porém, mesmo não aceitando no momento acontecimentos que não estavam nos meus planos, percebo que são situações que nos fazem perceber um pouco mais sobre a natureza humana e, embeleza a vida pela pura essência do que é natural.

Cleber Xavier
Enviado por Cleber Xavier em 23/07/2010
Reeditado em 23/07/2010
Código do texto: T2395575