O Carnaval - Crítica

Assim chega o carnaval. Como é bom ver alegria dos foliões, fico ate feliz em vê-los. Tudo é tão divertido tudo é tão engraçado, nem parece que existem pessoas morrendo de fome, de sede, de abrigo. Tudo é tão feriado ate mesmo para tristeza.

Em falar em tristeza, ela vem depois. Os Celulares perdidos, as Brigas brigadas sem querer, as roupas molhadas de urina. Será? Vai saber, no carnaval pode tudo.

No carnaval existem aqueles que preferem a tranqüilidade, o sossego do bem estar. Alguns viajam com a família e outros com sua companheira. Tem também aqueles que vão sozinho. Esse que vão sozinhos, geralmente aprontou no carnaval passado.

Mas uma coisa é certa. Os que sempre viajam são geralmente o que tem uma condição financeira boa.

Eu mesmo nunca vi um pobre não gostar do carnaval. Nada contra com pobres é claro, mas que é difícil, isto é... O rico também vai para folia, nao se enganem disso. Claro que eles vão! Eles são os responsável pelo movimento do crime e da violência no carnaval. Sempre vai existir um playboy dando vacilo no celular e sempre vai existir um playboy querendo brigar. Mas prefiro falar dos que viajam no carnaval, isso é o que interessa-me. Esses pessoas que preferem a tranquilidade matinal.

Esse que preferem a tranquilidade têm uma meta a seguir. E todo mundo já sabe. Eles querem fugir do movimento peculiar do carnaval, sair daquela bagunça, daquele jeito, daquele cheiro. No meu entender eu acho que impossível escapar disso. Pois logo mais vocês vão entender o que eu quero dizer.

Então o fulano de tal volta pra casa com a sua família depois de uma viagem longa para um hotel fazenda em uma cidade bem tranquila. E ao chegar ao portão da sua casa ele depara com um presente carnavalesco do feriado. Assim o fulano de tal para o seu carro e não acredita no que vê: São fezes na sua calçada, garrafas pets por todo terraço, latinhas do seu jardim e sua arvore que cultivava com maior carinho em sua calçada, completamente arrancada ao talo. Eu disse: não tem como escapar. De alguma forma ou outra, sempre o carnaval vai deixar uma lembraça que existiu. Sem falar nos dias que viram. O seu chefe com cara de ressaca as historia mal contadas e as casas de parentes roubadas.

Quando se parece tudo tranquilo, você se deita em sua cama e liga a TV. E adivinha o que está passando?

“O carnaval desse ano foi o mais violênto de todos os anos passados. Centenas de pessoas sofreram violência corporal, além dos acidentes nas rodovias. Que o maior causador foi a inresponsabilidade do consumo execivo do álcool e o bla bla bla bla .. “

Realmente não tem como fugir do carnaval. O Carnaval tem uma energia surpreendente. Deixam os pobres mais ricos, deixam os ricos mais pobres, deixam a sede com mais fome, deixam a fome com mais sede, deixa o homem mais mulher, deixam a mulher com mais homens, não tem como fugir do carnaval. Ele faz parte do brasileiro, como os feriados fazem parte do nosso calendário.

Eu particulamente adoro o carnaval! Adoro tanto, que às vezes esqueço que ele existe.

João Quintans
Enviado por João Quintans em 01/08/2010
Código do texto: T2412029
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.